Como seria se a Terra tivesse o mesmo tamanho de Júpiter? | JORNAL DO POVÃO DF

0
31
Como seria se a Terra tivesse o mesmo tamanho de Júpiter?
Como seria se a Terra tivesse o mesmo tamanho de Júpiter?

Como seria se a Terra tivesse o mesmo tamanho de Júpiter?
Como seria se a Terra tivesse o mesmo tamanho de Júpiter?
Como seria se a Terra tivesse o mesmo tamanho de Júpiter?
imagem08-11-2019-04-11-45
imagem08-11-2019-04-11-45

Como seria viver em um planeta do mesmo tamanho de Júpiter? Se a Terra tivesse esse tamanho todo, muito do equilíbrio que conhecemos, não existiria.

Acontece que a Terra tem combinações perfeitas de tamanho, gravidade e distância em relação ao Sol e outros planetas. Com um tamanho muito maior, isso tudo entraria em colapso, criando um cenário bem diferente.

Com um tamanho maior, a Terra teria então uma massa maior, o que resultaria em uma gravidade mais forte. Com isso, árvores muito altas deixariam de existir, já que a gravidade puxaria tudo para baixo com muito mais força. A ausência de grandes árvores certamente teria um impacto enorme em toda a flora e toda a fauna do planeta.

Além disso, caso quiséssemos manter os dias com 24 horas, o planeta teria que girar mais rápido. Isso faria com que a linha do Equador fosse mais larga, tornando a Terra uma esfera mais achatada do que já é. Aqui na superfície, o principal efeito disso seriam ventos muito mais fortes, trazendo tempestades ainda mais arrasadoras.

Clima e temperaturas também seriam drasticamente alterados. Provavelmente os animais e vegetais seriam completamente diferentes do que conhecemos, devido a processos evolutivos adaptados para um planeta nessas condições. Em outras palavras, se a Terra tivesse o tamanho de Júpiter, simplesmente deixaria de ser a Terra.

Humanos

Os seres humanos também seriam afetados pelas condições, evoluindo de forma completamente diferente. A gravidade mais intensa forçaria os processos evolutivos a melhorar a resistência dos ossos, a tal ponto que, possivelmente, teríamos exoesqueletos, assim como alguns artrópodes.

Veja também:   Como os remédios ‘sabem’ em que parte do corpo devem agir?

Outro ponto interessante de se imaginar seriam as distâncias. Júpiter tem um raio 11 vezes maior do que o da Terra, então, imaginando uma viagem de avião entre São Paulo e Tóquio, uma das mais longas possíveis, levaria cerca de 10 dias, 19 hoas e 42 minutos.

Com o planeta em seu tamanho normal, já gastamos incríveis 23 horas para realizar esse percurso.

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade

Fonte: jornaldopovaodf.com.br/destaques/como-seria-se-a-terra-tivesse-o-mesmo-tamanho-de-jupiter