A mousse é uma sobremesa cremosa, parecida com um pudim, e que pode ser feita em diversos sabores. Além da tradicional com chocolate, é possível usar as frutas como ingrediente principal, como na mousse de goiaba e na mousse de abacaxi. Mas dessa vez, veja como fazer diferentes opções de mousse de maracujá para servir após o almoço ou em festas.

Como fazer mousse em casa

A receita básica leva a fruta, creme de leite e leite condensado. Então pode-se adicionar diversos ingredientes para agregar sabor e consistência, como maisena, gelatina, iogurte, castanhas e chocolate branco. Há ideias mais açucaradas, outras saudáveis e também veganas para satisfazer todos os gostos. Confira a seguir.

1. Receita simples

Com apenas 3 ingredientes já é possível fazer uma receita rápida e deliciosa para a sobremesa, como mostra essa ideia compartilhada do Gshow.

receita de mousse de maracujá simples
receita de mousse de maracujá simples
Crédito: GShow

Ingredientes

Creme de leite sem soro: 1 caixinha; Leite condensado: 1 caixinha; Maracujá: 2 unidades médias.

Modo de preparo

  • Em um liquidificador coloque o leite condensado, o creme de leite sem soro e a polpa de maracujá.
  • Bata mais ou menos uns 3 minutos.
  • Transfira para potinhos ou uma tigela e coloque no congelador ou na geladeira até ganhar consistência e ficar bem gelado.
  • 2. Mousse com gelatina

    Essa segunda opção, compartilhada do Tudo Receitas, leva um pouco mais de ingredientes, mas é tão fácil de fazer quanto a primeira. Além de ser mais consistente, o sabor da fruta fica mais acentuado se usar gelatina de maracujá.

    receita de mousse de maracujá com gelatina
    receita de mousse de maracujá com gelatina
    Crédito: Tudo Receitas

    Ingredientes

    Leite condensado: 1 lata; Creme de leite: 1 lata; Leite: 1 lata; Suco de maracujá concentrado: 1 copo; Gelatina sem sabor: 1 pacote; Sementes de maracujá: para decorar.

    Modo de preparo

  • Comece por preparar a gelatina de acordo com as instruções do fabricante.
  • Coloque a gelatina (ainda quente) no liquidificador e junte os demais ingredientes. Bata tudo em potência máxima por 3 minutos.
  • Transfira a mistura para uma forma e leve ao freezer até firmar.
  • Se desejar, decore colocando algumas sementes da fruta no topo.
  • 3. Mousse com maisena

    Nessa receita, do Caramelo e Sal, em vez de usar a gelatina para dar a consistência de mousse, usa-se a maisena, ideal par engrossar cremes.

    receita de mousse de maracujá com maisena
    receita de mousse de maracujá com maisena
    Crédito: Caramelo e Sal

    Ingredientes

    Leite integral: 1 xícara; Maisena: 2 colheres (sopa); Leite condensado: 1 lata; Creme de leite: 1 caixinha; Suco concentrado de maracujá: 1 ½ xícara.

    Modo de preparo

  • Em uma panela pequena misture o leite com o amido de milho e leve ao fogo, mexendo até engrossar e ferver.
  • Coloque no liquidificador com o restante dos ingredientes e bata por 2 minutos ou até agregar tudo.
  • Coloque a mousse em um recipiente e leve à geladeira, decore com as sementes do maracujá.
  • 4. Mousse de maracujá recheada com chocolate branco

    Quem gosta de chocolate branco pode adicionar esse ingrediente na mousse como recheio, em forma de ganache. Essa mousse, compartilhada da Pâmela Brandão, é feita do modo tradicional e por cima leva uma calda grossinha e deliciosa.

    receita com chocolate branco
    receita com chocolate branco
    Crédito: Pâmela Brandão

    Ingredientes da mousse

    Leite condensado: 2 latas; Creme de leite com soro: 2 latas; Suco de maracujá concentrado: 2 latas; Gelatina em pó sem sabor dissolvida em 1 copo de água morna: 2 envelopes de 12 gramas cada.

    Ingredientes do recheio

    Chocolate branco derretido: 720 gramas; Creme de leite com soro: 2 latas.

    Ingredientes da calda

    Água: 1 xícara; Suco de maracujá concentrado: ½ xícara Açúcar: 2 a 4 colheres (sopa); Amido de milho: 2 colheres (sopa).

    Modo de preparo

  • Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o suco de maracujá e a gelatina dissolvida na água. Reserve.
  • Esquente o creme de leite em banho-maria, mas sem deixar ferver, e misture o chocolate até derreter. Reserve.
  • Calda: misture todos os ingredientes e aqueça em uma panela até engrossar.
  • Montagem: em um refratário grande ou em vários individuais, coloque a metade do mousse, depois o creme de chocolate e cubra com o restante do mousse. Decore com a calda e sementes de maracujá.
  • 5. Mousse de maracujá com calda especial

    Além da mousse, que sozinha já é uma delícia, você também pode fazer uma calda com maracujá, açúcar e água para decorar e deixar o sabor ainda melhor, como nessa receita da Ana Maria Braga.

    receita com calda
    receita com calda
    Crédito: Ana Maria Braga

    Ingredientes da mousse

    Suco de maracujá concentrado: 200 ml; Leite condensado: 1 lata Creme de leite: 1 lata; Gelatina sem sabor, hidratada: 1 envelope de 12 gramas.

    Ingredientes da calda

    Polpa e sementes de maracujá: de 2 unidades maduras; Açúcar: 3 colheres (sopa); Água: 1/3 de xícara.

    Modo de preparo

  • Para a mousse: bata no liquidificador o suco de maracujá, o leite condensado e o creme de leite até obter um creme aerado. Incorpore a gelatina e bata por 1 a 2 minutos para misturar bem.
  • Distribua em taças individuais e leve à geladeira por 4 a 6 horas ou até ficar consistente.
  • Para a calda: leve os ingredientes ao fogo e ferva por 2 a 3 minutos. Utilize fria para regar por cima da mousse gelada.
  • 6. Maracujá com iogurte

    O iogurte natural deixa a receita de mousse mais saudável, mesmo que tenha leite condensado. Ele também ajuda a deixar a consistência mais cremosa. Veja essa opção, compartilhada do Caramelo e Sal.

    receita com iogurte
    receita com iogurte
    Crédito: Caramelo e Sal

    Ingredientes da mousse

    Gelatina sem sabor: 1 colher (sobremesa); Água: 1/4 de xícara; Iogurte natural: 1 ½ xícara; Suco concentrado de maracujá: 1 ½ xícara; Leite condensado: 1 lata.

    Ingredientes da calda

    Água: ½ xícara; Maisena: 1 colher (chá); Açúcar: 2 colheres (sopa); Maracujás: polpa de 2 unidades.

    Modo de preparo

  • Misture a gelatina com a água e leve ao micro-ondas por 15 segundos para derreter.
  • No liquidificador coloque o iogurte, suco de maracujá e leite condensado, bata bem. Com liquidificador ainda ligado, adicione a gelatina e bata mais um pouco.
  • Coloque a mousse em recipientes e leve para gelar.
  • Misture os ingredientes da calda em uma panelinha e leve ao fogo mexendo até ferver. Deixe esfriar e siva com a mousse gelada.
  • 7. Mousse de maracujá vegana

    A versão vegana pode ser feita de diferentes formas. Essa, tem base de castanha-de-caju. Também leva polpa de maracujá, água, açúcar demerara, agar-agar, chocolate meio amargo sem leite e leite de coco, que é opcional. Aprenda o passo a passo com o canal Presunto Vegetariano:

    8. Mousse sem lactose e fit

    Outra sugestão para quem se preocupa com a saúde, e também para os que não podem comer lactose, é essa delícia muito fácil de fazer que leva só maracujá, açúcar demerara, leite de coco e gelatina. Ela não é vegana por causa da gelatina, mas pode substituir por agar-agar. Veja como é o preparo nesse vídeo do canal Mamãe Vida Saudável:

    9. Mousse aerada

    A mousse aerada é aquela que fica cheia de bolinhas de ar por dentro, que conferem uma textura mais leve à receita. Esse efeito é conseguido com as claras em neve que são o diferencial nessa sugestão. Veja como é simples de fazer, seguindo o passo a passo do canal Tudo Gostoso:

    10. Mousse de maracujá com chocolate

    Para essa combinação perfeita é preciso fazer duas mousses separadas: a de maracujá e a de chocolate. Primeiro faz uma, leva para gelar até que fique firme. Depois faz a outra, despeja por cima e bota para gelar também. Fica uma apresentação diferente para servir em festas. Veja todas as dicas do canal Isamara Amâncio e faça a sua:

    11. Mousse de maracujá vegana com aquafaba

    A aquafaba é o líquido que fica após o cozimento do grão-de-bico. Ela pode ser batida em neve para substituir as claras nas receitas veganas e deixar o creme da mousse mais leve. Aprenda o preparo dessa sugestão com as dicas do canal VegTube:

    12. Mousse de maracujá fitness

    A versão fitness não tem segredo. Leva polpa de maracujá, gelatina incolor e água, como nas receitas tradicionais. O diferencial está no uso do iogurte desnatado e do adoçante. Confira as dicas de preparo do canal Graci Pereira:

    Fonte: www.dicasonline.com/mousse-de-maracuja