As receitas funcionais são aquelas com alimentos que oferecem um algo a mais para a saúde, além das suas propriedades principais. Elas reúnem muitos minerais, vitaminas, fibras e efeitos que potencializam os benefícios de outros alimentos, quando combinados. Promovem a melhora do metabolismo e a redução do risco de doenças.

Veja também: receitas saudáveis de cuscuz de couve-flor

15 Receitas funcionais salgadas e doces

Confira a seguir uma variedade de receitas funcionais salgadas e doces para incluir no cardápio. Mas lembre-se que, mesmo sendo uma refeição funcional, precisa ser consumida na quantidade e em momentos adequados para fazerem efeito. Por isso, a melhor ideia é conversar com o nutricionista para ajudar você a distribuir essas refeições ao longo do dia. Veja quantas delícias saudáveis pode fazer em casa:

1. Hambúrguer funcional

Para começar abrindo o apetite, veja essa receita de hambúrguer funcional, compartilhada do Blog da Mimis, que leva uma carne magra, chia, linhaça, temperos para agregar sabor e muita salada para acompanhar, além do pão integral.

receita comida funcional hambúrguer
receita comida funcional hambúrguer
Crédito: Blog da Mimis

Ingredientes

Carne moída magra: 400 gramas; Clara: 1 unidade; Sementes de chia: 1 colher (sopa); Farinha de linhaça: 1 colher (sobremesa); Cebola em cubinhos: ½ unidade; Salsa picada: 1/4 de xícara; Sal e pimenta: a gosto.

Acompanhamentos

Pães integrais para hambúrguer: 4 unidades; Cream cheese light: 4 colheres (sobremesa); Tomate: 4 rodelas; Alface: a gosto.

Modo de preparo

  • Em uma tigela funda, misture a carne, a clara, a chia, a farinha de linhaça, a cebola e a salsa. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
  • Divida em quatro partes iguais e molde no formato de hambúrguer.
  • Em uma frigideira antiaderente, doure o hambúrguer dos dois lados com a técnica sem óleo.
  • Para montar o sanduíche: passe o cream cheese em uma das partes do pão e coloque a alface, o tomate e o hambúrguer. Feche o sanduíche e sirva em seguida.
  • 2. Suflê de legumes funcional e sem lactose

    Uma das ideias de ser funcional é que a receita também possa suprir as necessidades de quem possui restrição alimentar. Nessa receita, compartilhada do Lactose Não, o suflê é feito sem lactose e é a opção perfeita para acompanhar um filé de carne e uma salada fresca.

    receita comida funcional suflê
    receita comida funcional suflê
    Crédito: Lactose Não

    Ingredientes

    Legumes cozidos no vapor e picadinhos; Gemas: 2 unidades; Claras: 4 unidades; Leite vegetal: 1 copo; Cebolas pequenas picadas: 2 unidades; Manteiga ghee: 2 colheres (sopa) cheias; Mix de farinhas funcionais (linhaça, aveia, amaranto): 2 colheres (sopa) cheias; Temperos (açafrão, noz-moscada, sal, orégano, pimenta): a gosto.

    Modo de preparo

  • Separe as gemas das claras. Misture as gemas com o leite.
  • Bata as claras em neve e reserve.
  • Refogue a cebola com a ghee e acrescente a mistura de farinhas em fogo baixo.
  • Adicione em seguida o leite já misturado com a gema, acrescente a noz moscada e o açafrão e mexa bem para não formar bolotas. Desligue o fogo.
  • Num refratário que vá ao forno, ou em forminhas, misture os legumes, o sal, orégano e a pimenta com a massa das farinhas e gemas.
  • Acrescente, por último, as claras em neve, delicadamente, até que elas incorporem totalmente à mistura e esta fique com a aparência de uma massa uniforme.
  • Coloque em forminhas e leve ao forno preaquecido, até dourar bem e “cozinhar” as claras, aproximadamente 20 minutos.
  • 3. Lasanha de berinjela funcional e low carb

    Com a berinjela é possível fazer uma infinidade de pratos muito apetitosos, como é o caso dessa lasanha, que leva muçarela light, parmesão light, manjericão, molho vermelho caseiro e recheio de carne moída magra. Confira a lista completa de ingredientes e o modo de preparo nesse vídeo do canal Mamãe Vida Saudável:

    4. Sopa funcional e antioxidante

    Essa é uma sopa que você pode fazer o ano inteiro, pois fica boa quente, morna ou fria. Então, é uma receita leve até mesmo para o almoço ou jantar de versão, além de ser uma opção muito saudável. Leva gengibre, alho, cebola, capim-limão e veja o que mais vai precisar seguindo as dicas do canal Pensando ao Contrário:

    5. Quiche funcional de grão-de-bico e alho-poró

    Se você adora uma torta salgada com aquela massinha crocante e um recheio cremoso, essa quiche vai satisfazer sua vontade. A massa é feita de grão-de-bico e também leva azeite, sal, manteiga, farinha de arroz, ovos, creme de leite, alho-poró, queijo minas, sal e pimenta. Veja como fazer essa maravilha para as refeições principais ou lanches, como ensina o canal Marinando:

    6. Pão funcional de chia e girassol

    Não é preciso abandonar os deliciosos pães para ter uma alimentação saudável. Essa receita, ensinada pela nutricionista Patrícia Leite, é feita com leite, óleo, ovo, fermento biológico, açúcar, sal, trigo branco e integral, chia e sementes de girassol. Sim, mesmo levando trigo branco e uma pitada de açúcar, continua sendo saudável e funcional. Veja os motivos, como explica a nutri:

    7. Coxinha funcional

    Até mesmo a irresistível coxinha ganhou uma versão funcional para você poder saborear sem culpa. Ela é saudável, assada, livre de glúten e de lactose. A massa é feita com frango desfiado misturado com requeijão sem lactose e depois é empanada com farinha de linhaça. Vai ao forno e fica maravilhoso. Aprenda a fazer com o canal Tati Sacramento Oficial:

    8. Cookie funcional de aveia e vegano

    As delícias não param nessas opções de receitas funcionais. Os cookies são biscoitinhos muito fáceis de fazer e também podem ser saudáveis. É uma ótima sugestão para servir às crianças que adoram comer biscoitos. Eles são feitos com aveia, óleo, água, baunilha, lecitina de soja, gérmen de trigo, coco seco ralado, açúcar mascavo e trigo integral. Confira o passo a passo nesse vídeo do canal VegTube:

    9. Bolo funcional de frutas

    Os bolos também fazem parte das receitas funcionais. Essa opção leva banana, maçã, uva passa, farinha de aveia, suco de laranja, um pouco de óleo, ovos, fermento e canela em pó para dar aquela aromatizada especial. Fica bem fofinho, vale a pena fazer para o lanche da tarde. Acompanhe o passo a passo e o resultado desse bolo com as dicas do canal Tempero a Gosto:

    10. Bolo de fubá funcional

    O fubá é a farinha de milho mais fina, e por si só é uma opção interessante para usar em várias receitas. Mas nesse bolo você irá combiná-lo com leite de coco, ovos, iogurte natural, farinha de aveia, açúcar mascavo ou de coco e fermento. Não tem nada de complicado e fica bem bonito. Veja como é o preparo com esse vídeo do canal Sabor com mais Cor:

    11. Sorvete funcional

    Para sobremesa, um sorvete é sempre bem-vindo, ainda mais se for funcional. Nesse vídeo, da nutricionista e chef Karol Deliberato, você vai aprender a fazer versões mais saudáveis de sorvetes de coco, limão e chocolate. Veja o que vai precisar e nunca mais compre sorvete industrializado:

    12. Brigadeiro funcional de banana

    O brigadeiro é um dos doces mais difíceis de resistir quando está de dieta, então essa versão feita com banana, cacau em pó, leite em pó desnatado e farinha de linhaça é a salvação. Além de muito fácil de fazer, fica delicioso. Aprenda o passo a passo nesse vídeo do canal Mamãe Vida Saudável e faça hoje mesmo:

    13. Mousse funcional de cacau e abacate

    O abacate é uma fruta excelente para qualquer tipo de alimentação, além de muito saudável é versátil na cozinha, tanto que serve até para fazer mousse. Nessa receita, além da fruta, vai precisar apenas de cacau em pó. Veja como é muito fácil e prático de fazer, com esse vídeo do canal Mestre dos Macros:

    14. Milk-shake funcional

    Até o milk-shake, uma bebida normalmente bastante calórica, entra na lista de receitas funcionais. Isso porque essa opção é feita com banana, morango, água, açafrão e óleo de coco. Além de muito saudável, é vegana, e toda a família pode se deliciar. Aprenda como fazer, seguindo as dicas do canal Pensando ao Contrário:

    15. Smoothie funcional de banana e abacaxi

    O smoothie é um tipo de vitamina, uma bebida gelada e mais consistente. Essa sugestão, compartilhada do Meu Prato Saudável, leva banana, leite de coco, chia, stevia, amaranto, castanhas e abacaxi. Fica uma delícia nutritiva para beber no lanche da manhã ou da tarde.

    receita comida funcional smoothie
    receita comida funcional smoothie
    Crédito: Meu Prato Saudável

    Ingredientes

    Banana picada e congelada: 1 unidade; Leite de coco: 1 colher (sopa); Chia: 1 colher (chá); Stevia: 1 colher (chá), opcional; Amaranto em flocos: 1 colher (chá); Castanhas-do-pará: 2 unidades; Abacaxi gelado e picado: ½ xícara.

    Modo de preparo

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto a castanha-do-pará, e bata bem até formar um creme grosso.
  • Em seguida, despeje a mistura em uma taça e salpique as castanhas. Se preferir, pode quebrar as castanhas em pedaços menores.
  • Fonte: www.dicasonline.com/receitas-funcionais