É comum retirar a casca da banana e jogá-la no lixo ou na composteira, como se não servisse para comer. Mas, a verdade é que você pode fazer diferentes receitas com casca de banana, pois nessa parte da fruta também tem muitos nutrientes. Aprenda a aproveitar as bananas por completo, de forma saudável e deliciosa.

Veja também: receitas fáceis e saudáveis de iogurte vegano

O que fazer com cascas de bananas?

São muitas as receitas com casca de banana que se pode fazer. Você vai ver agora deliciosas receitas de almôndegas, hambúrguer, cascas fritas, desfiadas tipo carne de panela, pão, farofa e um doce para passar nos pães.

1. Almôndegas de casca de banana

Para começar, uma receita bem diferente do comum. Já tinha imaginado que é possível fazer almôndega vegana à base de casca de banana? Veja o que precisa para fazer.

Ingredientes

Cascas de banana madura: de 10 unidades; Alho: 2 dentes; Cebola picada: ¼ de unidade; Orégano: 1 colher (sopa); Azeite: 1 colher (sopa); Pimenta preta, noz-moscada e cominho: 1 pitada de cada; Coentro picado: ½ xícara; Manjericão picado: ¼ de xícara; Urucum e cúrcuma: algumas pitadas a gosto; Sal: a gosto; Ovo: 1 unidade; Farinha de aveia: 100 gramas.

Esses são os ingredientes das almôndegas, que ficam bem temperadinhas. Veja no vídeo também como é que se faz o molho de tomate.

2. “Bifes de sardinha”

Essa é uma receita ainda mais diferente, pois você vai comer as cascas de banana mais inteiras, sem triturar nem fazer muitas misturas. É uma versão bem interessante para estimular o paladar, e a ideia é fazer com que fique com um sabor lembrando à sardinha frita.

Ingredientes

Cascas de bananas maduras: 4 unidades; Alho bem amassado: 4 dentes; Sal: 1 colher (café); Coentro bem picado: ½ molho; Limão: sumo de 1 unidade.

Confira no vídeo como fazer essa receita especial e experimente na sua casa:

3. Carne louca

Essa é uma receita vegana bem popular. A carne louca é feita com casca de banana que fica com aparência de carne desfiada ao molho, tipo carne de panela bem soltinha.

Ingredientes

Cascas de bananas: 4 unidades (não precisam ser maduras); Pimentão verde: ¼ de unidade; Pimentão amarelo: ¼ de unidade; Cebola grande: ¼ de unidade; Alho: 2 dentes; Gengibre e cúrcuma in natura: a gosto e opcional; Molho de soja: a gosto; Limão: suco de ½ unidade; Temperos a gosto: curry, cúrcuma, pimenta, páprica, cheiro-verde.

Gostou da lista de ingredientes? Esse prato fica bem aromático e com um sabor intenso de temperos usados nas carnes tradicionais. Acompanhe o preparo:

4. Farofa de casca de banana

Se você já comeu farofa de banana e gostou, é bem possível que também goste dessa variação feita com as cascas da fruta.

Ingredientes

Cascas de banana picadas; Banha de porco; Alho laminado; Pimenta preta; Sal; Cenoura ralada; Colorau; Cheiro-verde picado; Rúcula picada; Farinha de milho.

Essa é uma receita rústica, bem nutritiva, perfeita para acompanhar feijão com arroz. Veja como se faz:

5. Hambúrguer de casca de banana

Se dá para fazer almôndegas, também é possível fazer deliciosos hambúrgueres mais saudáveis com cascas.

Ingredientes

Cascas de bananas-nanicas orgânicas: 3 unidades; Pimentão vermelho picado: 4 colheres (sopa); Cebola picada: 3 colheres (sopa); Alho picado: 2 colheres (chá); Trigo: ¾ de xícara; Cominho: a gosto; Cebolinha picada: a gosto.

Todo mundo em casa vai amar experimentar essa versão vegana e saudável de hambúrgueres. Acompanhe o passo a passo no vídeo:

6. Pão com cascas

Até pão dá para fazer com as cascas maduras das bananas, acredita? Veja o que se usa para fazer essa receita.

Ingredientes

Fermento biológico: 1 tablete; Açúcar: 1 colher (sopa); Cascas de banana: 2 unidades; Leite morno: 1 xícara; Manteiga derretida: 1 colher (sopa); Farinha de trigo: 2 xícaras; Sal: 1 colher (café).

Esse é um pão que fica mais baixinho, mas fica fofinho, perfeito para comer com manteiga. Veja o preparo no vídeo:

7. Doce de cascas de banana

Depois de tantas delícias salgadas, uma receitinha doce vai bem. Essa receita leva cascas de banana, uma fruta inteira com a polpa, canela em pau, cravinhos, suco de limão, açúcar cristal e açúcar mascavo. É uma ótima pedida para colocar na mesa do café e servir com pães, bolos e bolachas. Veja no vídeo o passo a passo:

Cuidados a ter com a higienização das cascas

Como se trata da casca de uma fruta, é bem importante que você a higienize antes de usar em qualquer uma das receitas com casca de banana.

Deixe as bananas inteiras, com casca, de molho em uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária por 10 a 15 minutos.

Então, tenha uma escovinha de alimentos para escovar as cascas passando água corrente. Descasque as bananas, pode congelar a polpa, e use as cascas na sua receita.

Fonte: www.dicasonline.com/receitas-casca-banana