O iogurte é um alimento delicioso que faz parte do café da manhã de muitas pessoas. É nutritivo, facilita a digestão e dá saciedade. Mas, quem opta por uma alimentação vegana precisa que esse alimento seja adaptado, mantendo sua consistência, sabor e valor nutricional. Então, aprenda algumas receitas de iogurte vegano.

Veja também: receitas de omelete vegano

Receitas fáceis de iogurte vegetal

Tem iogurte com e sem probióticos. Tem sabor de coco, de inhame com manga, de morango, com tofu e castanha-de-caju, e uma deliciosa receita de granola caseira para acompanhar.

1. De inhame e manga

O inhame está cada vez mais presente na rotina alimentar de quem preza por uma vida saudável. Não apenas para comer nos pratos salgados, o inhame também é uma boa base para pratos que necessitam de uma massa vegetal, como é o caso do iogurte. Veja o que vai precisar para essa receita:

Ingredientes

Inhame; Rejuvelac (probiótico caseiro); Manga.

São apenas 3 ingredientes que você vai precisar para fazer essa sobremesa. Veja no vídeo também como fazer o seu rejuvelac caseiro, que é um probiótico para deixar o iogurte fermentado por bactérias saudáveis que fortalecem o sistema imunológico:

2. Iogurte de morango feito com leite de coco e tapioca

A ideia desse iogurte é ficar parecido com a versão original. Como já é saborizado, também serve como uma deliciosa sobremesa, seja para servir puro ou adicionar a outras delícias doces saudáveis.

Ingredientes

Leite de coco: 2 xícaras; Morangos frescos: 200 gramas; Goma de tapioca: 2 colheres (sopa); Sumo de limão: 1 colher (sopa); Açúcar demerara: a gosto; Sal: 1 pitada.

Ingredientes como a goma de tapioca e os diferentes sabores de leite vegetal também podem servir de base para um belo iogurte vegano. Aprenda o passo a passo:

3. Iogurte de coco

O leite de coco caseiro surge em mais uma receita, pois é muito gostoso e já dá um sabor especial ao iogurte.

Ingredientes

Leite de coco concentrado: 500 ml; Agar-agar (para dar consistência); Cápsula de probiótico.

Essas cápsulas são encontradas na farmácia ou então existem sachês de probióticos que são próprios para fazer iogurte. Veja no vídeo quando é o momento certo de adicionar esse ingrediente ao iogurte:

4. Iogurte de castanha-de-caju e tofu

Essa opção também leva o rejuvelac, e a base é feita com castanha-de-caju e tofu firme, que serve para dar consistência e para ajudar a ter uma melhor fermentação do rejuvelac.

São só esses 3 ingredientes que você vai precisar para essa receita, e depois de fazer a mistura o iogurte fica fermentando durante pelos menos 24 horas para ativar as bactérias saudáveis. Veja como é o procedimento:

5. Iogurte vegano de coco acompanhado de granola caseira

Essa é mais uma versão bem fácil, mas dessa vez não tem a adição dos probióticos, e também tem a diferença de um acompanhamento delicioso: a granola caseira.

Ingredientes do iogurte

Leite de coco: 400 ml; Açúcar: 2 colheres (sopa); Agar-agar (gelatina vegetal): 1 colher (chá) rasa.

Ingredientes da granola

Aveia em flocos: 2 xícaras; Avelã torrada e sem casca: ⅓ de xícara; Nozes: ⅓ de xícara; Castanha-de-caju: ⅓ de xícara; Amêndoas: ¼ de xícara; Amêndoas laminadas: ¼ de xícara; Chia preta: 1 colher (chá); Linhaça: 1 colher (chá); Açúcar: 2 colheres (sopa); Melado de cana: 1 colher (sopa); Passas: ½ xícara.

Confira como é prático o preparo dessa receita e tenha em casa para comer várias vezes ao dia:

Fonte: www.dicasonline.com/iogurte-vegano