Comer ovo no café da manhã é garantir ao organismo uma porção de proteínas, gorduras saudáveis, sódio, potássio, ferro, cálcio, magnésio, carboidratos, além de vitaminas A, D e B6. Ou seja, ele é um alimento bem completo, ótima opção para começar o dia com energia. Então, se você gosta de ovos, mas já se cansou de comê-los sempre do mesmo jeito, veja algumas receitas deliciosas e fáceis para variar o cardápio das suas manhãs.

Veja também: os benefícios de comer aveia no café da manhã

Como comer ovo no café da manhã

Caso você nem tenha o hábito de comer ovo no café da manhã, mas queira começar a comer, veja dicas desde o jeito mais simples até opções diferenciadas de usar esse alimento no seu desjejum.

1. Ovo cozido simples

Quando se diz que alguém sabe cozinhar apenas o básico, o exemplo do ovo cozido é o primeiro a ser mencionado. Mas, será mesmo que é tão simples? Você sabe chegar ao ponto certo do ovo, do jeito que gosta de comer? Então aprenda os truques nesse vídeo. Um bom ovo cozido, ou dois, é ótimo para fazer parte do seu café da manhã.

2. Ovo frito sem gordura

Já se você prefere comer ovo estilo frito, com a gema molinha, mas não quer adicionar gordura no preparo logo na primeira refeição do dia, saiba que é possível usar água. Sim, com uma panelinha antiaderente, um pouco de água e um ovo, você consegue um maravilhoso ovo frito sem gordura para colocar sobre uma fatia de pão integral. Veja como é fácil fazer:

3. Ovos mexidos cremosos

Os ovos mexidos são igualmente fáceis de fazer. Só precisa quebrar a quantidade de ovos que quiser em uma frigideira com um pouco de manteiga ou outra gordura, temperar a gosto e ficar mexendo para cozinhar no formato de pequenos gruminhos. É uma ótima pedida para cobrir uma fatia de pão. Mas, tem segredinhos para que os ovos fiquem macios e cremosos. Veja no vídeo:

4. Omelete de legumes simples na frigideira

A omelete também é uma forma muito boa de fazer seus ovos no café da manhã. É uma versão um pouco mais elaborada dos ovos mexidos, pois você pode adicionar legumes e deixar a sua refeição ainda mais nutritiva. Veja como é fácil de fazer:

5. Omelete de forno com legumes

Essa é uma receita mais reforçada e que leva um pouco mais de tempo, só porque vai ao forno. Se tiver com tempo para fazer um café da manhã caprichado, que vai segurar a fome por mais de 3 horas, essa é uma opção bem saudável de deliciosa.

Leva os ovos, sal, cebola, tomate, cenoura, aveia, pimenta, queijo, salsinha, cebolinha e orégano. Pode temperar ao seu gosto e adicionar ou retirar alguns legumes, como preferir. Veja o passo a passo:

6. Ovo pochê

Esse ovo é uma mistura de ovo cozido com o ovo frito na água. O ovo pochê é feito dentro de água fervente e fica com a gema bem molinha. É uma técnica bem legal para aprender e é maravilhoso para quem gosta de gema mole com pão. Veja como é que faz essa versão:

7. Ovos assados

Outra ideia legal para levar ao forno, mas que dá menos trabalho do que fazer uma omelete, é preparando ovos assados em forminhas de silicone. Junto com os ovos você pode aproveitar para colocar queijo, peito de peru, cogumelos, cheiro-verde e outros temperinhos. Veja como fica apetitoso.

Fonte: www.dicasonline.com/receitas-ovo-cafe-manha