A batata rosti atualmente faz muito sucesso no Brasil. Muitas pessoas creem que é um prato típico americano, mas isso não é verdade. Esse prato delicioso é um dos pratos mais típicos da Suíça e é muito saboroso, podendo ser preparado de forma simples, com recheio, na frigideira, no forno e de outras formas diferentes. Veja algumas variações de receita desse prato.

Receita de batata rosti original

batata rosti original
batata rosti original
Créditos: Receitinhas

Na receita original, esse prato é feito sem recheio e é preparado na frigideira com apenas alguns temperos base.

Ingredientes

Batatas: 5 unidades; Manteiga: 1 colher (sobremesa); Gordura animal: 25 gramas; Sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  • Cozinhe as batatas por aproximadamente 15 minutos. Espete um garfo para verificar se estão muito cozidas ou pouco. A ideia da batata rosti é que fiquem em um meio termo.
  • Após cozinhar, deixe que esfrie naturalmente de um dia para o outro, ou deixe-as na geladeira por 2 horas.
  • Quando estiverem frias, descasque, rale as batatas e coloque-as em um recipiente. Tempere com sal e pimenta.
  • Em uma frigideira, aqueça a gordura. Caso utilize uma frigideira antiaderente, pode utilizar apenas algumas gotinhas de gordura.
  • Quando a gordura estiver quente, adicione as batatas distribuindo-as pela frigideira e dando batidinhas para que fiquem unidas. Ela deve ter uma aparência de omelete, ocupando toda a frigideira.
  • Deixe cozinhar por aproximadamente 7 minutos no fogo baixo ou até dourar.
  • Com o auxílio de um prato, vire de lado e deixe cozinhar mais uma vez, 7 minutos.
  • Adicione a pequena colher de manteiga nas bordas da frigideira e deixe que derreta para dar ainda mais sabor às batatas.
  • Estão prontas para serem servidas.
  • Receita de batata rosti recheada com queijo e espinafre

    batata rosti recheada
    batata rosti recheada
    Créditos: STPU

    Caso você queira uma versão vegana desse prato, substitua o queijo por um queijo vegano ou apenas por uma porção de levedura nutricional misturada com os temperos da batata.

    Ingredientes

    Batatas: 5 unidades; Espinafre: ½ maço; Azeite: 1 colher (chá); Parmesão ralado: a gosto; Pimenta e sal: a gosto.

    Modo de preparo

  • Lave bem as folhas de espinafre e retire toda a água.
  • Em uma panela, cozinhe as batatas por cerca de 15 minutos e deixe-as esfriar naturalmente ou na geladeira por 1 a 2 horas.
  • Descasque-as e rale-as com o ralador grosso. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Em uma boa frigideira antiaderente, coloque metade da quantidade de batatas raladas. Em seguida, acrescente as folhas de espinafre e queijo parmesão.
  • Cubra com uma segunda camada de batata e despeje um fio de azeite na frigideira em volta da batata rosti.
  • Deixe no fogo médio por 15 minutos. Vire a batata rosti de lado utilizando um prato e deixe no fogo por mais 10 minutos ou até dourar.
  • Batata rosti recheada com camarão

    As opções de recheio para a sua batata rosti são infinitas. Quem adora camarão, vai simplesmente se apaixonar por essa opção que fica deliciosa. O procedimento de preparo das batatas é o mesmo.

    Então, antes de começar a fazer a batata, você preparar um recheio simples de camarões grandes refogados na manteiga com um pouco de tempero a gosto.

    Depois, coloca o recheio na batata ralada dentro da frigideira, cobre com a outra metade da batata e espera dar o ponto. Almoço completo na mesa. Veja como fazer e o que mais vai nesse recheio:

    Batata vegana

    Prefere uma versão sem carne, vegana, saudável e deliciosa para um almoço ou jantar? Essa receita é uma das melhores. Leva azeite, cebola, alho-poró, alho comum, brócolis, cogumelos e sal.

    As batatas são temperadas com páprica doce, sal, pimenta preta e noz-moscada. A partir dessa ideia você pode adicionar vários outros ingredientes vegetais no recheio, como tomatinhos, milho, pimentão e muito mais. Confira o preparo dessa sugestão:

    Versão fit com frango e batata-doce

    Quem leva uma vida fitness, conhece bem a dupla frango com batata-doce. São dois alimentos bem gostosos, mas para não enjoar é preciso mudar o jeito de fazer. Então, a batata rosti é uma ótima pedida.

    Ingredientes

    Batata-doce crua e ralada: 400 gramas; Frango desfiado: 250 gramas; Brócolis: 100 gramas; Palmito: 100 gramas; Creme de ricota light: 100 gramas; Cebolinha e salsinha: a gosto.

    Veja como fazer essa versão para comer no pré-treino:

    Receita de batata rosti no forno

    batata rosti forno
    batata rosti forno
    Créditos: Jantinha de Hoje

    Essa é uma maneira um pouco mais demorada, mas menos trabalhosa. As superfícies externas ficam mais crocantes, mas tenha cuidado para não queimar. Quando as superfícies estiverem douradas, espere mais alguns minutinhos para que não fique cru ao meio e retire do forno em seguida.

    Ingredientes

    Batatas: 1 quilo; Bacon em cubinhos: 300 gramas; Queijo muçarela ralado: 300 gramas; Manteiga: para untar; Sal e pimenta: a gosto.

    Modo de preparo

  • Em uma panela com água fervente, cozinhe as batatas por 15 minutos.
  • Deixe que esfriem na geladeira por 1 a 2 horas.
  • Descasque as batatas, rale-as e lave-as até sair a gosma que fica nela. Quando estiverem mais secas tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Em uma frigideira, frite o bacon. Quando começar a dourar, tire do fogo.
  • Unte uma forma com manteiga e comece a montá-la. Coloque as batatas raladas na primeira camada e regue com um pouco de azeite. Ponha o bacon e o queijo na camada seguinte e continue as camadas até acabarem os ingredientes.
  • Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos. Passado o tempo, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 10 minutos.
  • Pizza de batata

    Outra ideia bem legal é transformar a batata rosti numa pizza. Essa receita leva queijo meia cura, queijo gorgonzola, e muçarela. Vai também o básico da batata rosti: azeite e a batata ralada. Como é para ser uma pizza, tem que ter tomate, orégano e aí fica por conta da sua criatividade. Veja o procedimento no vídeo:

    Fonte: www.dicasonline.com/batata-rosti