Quem tem uma rotina de coloração dos cabelos, em algum momento já parou para pensar sobre a função do composto amônia nas tinturas. Muitos já ouviram que ela é prejudicial, outros dizem que basta ter os cuidados necessários após a coloração e não vai prejudicar o cabelo. Mas então, o melhor é conhecer as diferenças da tinta sem amônia e com amônia para tomar a decisão de qual usar.

Veja também: o que causa o cabelo quebrado?

Qual a diferença da tinta sem amônia para a tinta com amônia?

Para entender as diferenças é preciso entender a função do amônia. Esse componente é usado nas tintas de coloração permanente. Aquelas chamadas de tintura mesmo, que são mais difíceis de tirar do cabelo e duram mais tempo.

A função do amônia é de abrir a cutícula dos fios de cabelo para retirar a cor natural do fio lá de dentro da sua fibra e permitir que a cor sintética da tintura seja fixada. É isso que faz a tintura ficar por mais tempo no cabelo, pois ela realmente ocupa o lugar da cor natural do fio, e não apenas cobre de forma superficial.

Sendo assim, que faz esse tipo de colocação não precisa ficar retocando o cabelo todo, já que não desbota. Basta pintar a raiz conforme ela vai crescendo.

É por isso que a tintura é um dos métodos favoritos para cobrir cabelos brancos e para fazer mudanças radicais de até 3 tons abaixo da cor natural do cabelo. O amônia tem esse poder.

Por outro lado, esse composto químico não é compatível com a química usada em produtos para alisamentos, relaxamentos e progressivas. Logo, não é recomendado que a tintura com amônia seja usada por quem faz outros procedimentos químicos que alteram a estrutura dos fios, ou eles vão ficar muito danificador.

Vantagens de usar tintura sem amônia

Você leu acima o que é que a amônia faz com o cabelo, e assim, já conseguiu entender que nada disso acontece se usar a tinta sem amônia. Ou seja, não vai conseguir uma coloração permanente ou mais intensa no cabelo, por outro lado não vai ter os fios muito danificados se quiser colorir um cabelo quimicamente tratado.

O tonalizante não penetra na fibra capilar

Ao contrário da tintura permanente, o tonalizante, que é sem amônia, não penetra na fibra capilar removendo sua cor natural. Ela é uma coloração mais superficial que fica só em volta dos fios. Por isso precisa de mais retoques, já que vai desbotando com as lavagens.

Banho de brilho

Além da vantagem de preservar a fibra capilar, sem remover a cor natural nem causar danos internos ao fio, a tinta sem amônia também faz um banho de brilho. Se você já fez, sabe como o cabelo fica bonito, sedoso e brilhoso depois de tonalizar.

É bom para mudar o visual temporariamente

Quem está com vontade de fazer uma mudança no cabelo, mas não quer que seja permanente ou tão radical, a tinta sem amônia é a melhor opção. Ela também é boa para quem gosta de estar sempre mudando a cor do cabelo e não quer sofrer com danos intensos aos fios.

Pode manter outros tratamentos químicos

Quem já faz algum tipo de tratamento químico, como os alisamentos, pode usar a tinta sem amônia sem medo. Ela não contém componentes incompatíveis com os princípios ativos desses tratamentos.

Marcas de tinta de cabelo sem amônia

São muitas as marcas de tinta de cabelo sem amônia. Todas as mais famosas que você já deve conhecer vão oferecer boas opções. Então, não há uma recomendação de qual é a melhor. Você precisa testar e ver se gosta do resultado. Veja alguns exemplos:

Beauty Color

modelo tinta sem amonia beauty color
modelo tinta sem amonia beauty color
Crédito: Magazine Luíza

Essa é uma das marcas mais conceituadas de tintura e tonalizante para cabelo. Na embalagem ela diz que oferece complexo de aminoácidos com nutrientes para deixar o cabelo mais forte, resistente e fazer a reparação dos fios.

L’oréal Paris

modelo tonalizante loreal
modelo tonalizante loreal
Crédito: Beleza Extraordinária

Mais uma marca que todo mundo conhece e confia é a L’oréal. Esse tonalizante oferece ultra brilho na nova cor de cabelo, uma nutrição intensa, cobertura de ótima qualidade e com duração de até 28 lavagens.

Tonalizante Garnier

modelo tinta sem amônia garnier
modelo tinta sem amônia garnier
Crédito: Mulher Digital

A Garnier é uma marca que muita gente conhece, mas não funciona para todo mundo. Então, precisa testar para ver como se sai no se cabelo. Vale a pena, já que não é permanente. Essa coloração promete melhorar a qualidade do cabelo, 100% de cobertura dos fios e possui 60% de óleos naturais de flores.

Tonalizante Wella

modelo tinta sem amônia wella
modelo tinta sem amônia wella
Crédito: My Best

Outra marca muito famosa é a Wella, com uma extensa linha de produtos tonalizantes para escolher. Esse tonalizante Soft Color promete ser suave para os fios, deixa a cor radiante e o cabelo mais saudável.

Média de preço

Todas essas marcas são bastante populares, em especial no caso dos tonalizantes que costumam ser mais baratos. Você encontra todas as farmácias e supermercados por uma média de R$ 20, um pouco mais ou um pouco menos.

Cuidados com os cabelos tonalizados

Mesmo quem escolhe usar tinta sem amônia, precisa manter alguns cuidados para que a nova cor dure mais tempo sem ficar desbotando tão rápido. Além disso, mesmo sendo menos agressiva, em excesso ela também danifica os fios. Então, veja o que é bom fazer na sua rotina de cuidados com o cabelo:

  • Usar protetor térmico no cabelo sempre antes de usar secador, chapinha ou babyliss;
  • Usar um leave-in com ação UV contra os raios solares;
  • Lavar o cabelo com água fria também ajuda a manter a cor por mais tempo;
  • Escolher xampu, condicionador e máscara hidratante para cabelos coloridos.

Fonte: www.dicasonline.com/tinta-sem-amonia