Maioria das empresas não percebeu apoio dos governos na pandemia, diz IBGE – Blog do Amarildo
Maioria das empresas não percebeu apoio dos governos na pandemia, diz IBGE – Blog do Amarildo
Maioria das empresas não percebeu apoio dos governos na pandemia, diz IBGE – Blog do Amarildo

man wearing black and white stripe shirt looking at white 212286 1
man wearing black and white stripe shirt looking at white 212286 1

O Instituto estima que havia 4,071 milhões de empresas no País na primeira quinzena de junho, mas apenas 2,744 milhões delas estavam funcionando, mesmo que parcialmente. As demais tinham encerrado suas atividades temporariamente ou definitivamente

Embora os governos das diferentes esferas (federal, estadual e municipal) tenham anunciado uma série de medidas emergenciais em combate à pandemia do novo coronavírus, a maioria das empresas que adotaram alguma ação em resposta à covid-19 não percebeu o apoio governamental, segundo dados da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integram as Estatísticas Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE estima que havia 4,071 milhões de empresas no País na primeira quinzena de junho, mas apenas 2,744 milhões delas estavam funcionando, mesmo que parcialmente. As demais tinham encerrado suas atividades temporariamente ou definitivamente.

Entre as que estavam funcionando, 2,674 milhões disseram ter adotado alguma medida em reação à pandemia, mas menos de um terço delas (889.455 empresas) percebeu o apoio do governo na adoção de ao menos uma dessas ações. Outras 1,855 milhão tomaram medidas alegadamente sem qualquer apoio.

O diretor de Pesquisas do IBGE, Eduardo Rios-Neto, lembra que a principal medida tomada foi a realização de campanhas de informação e prevenção ou adoção de medidas extras de higiene (mencionada por 91,1% das empresas em atividade), o que não teria necessariamente relação com governos.

Mas a percepção sobre o apoio governamental não foi universal mesmo entre as que aderiram a ações de socorro como concessão de crédito para pagamento da folha de empregados e adiamento do pagamento de impostos.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2020/07/pegn-maioria-das-empresas-nao-percebeu-apoio-dos-governos-na-pandemia-diz-ibge.html

Relacionado

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.

imagem17-07-2020-20-07-49
imagem17-07-2020-20-07-49

Fonte: fogocruzadodf.com.br/noticias/maioria-das-empresas-nao-percebeu-apoio-dos-governos-na-pandemia-diz-ibge-blog-do-amarildo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here