O VeChain está claramente em alta no mundo cripto, tornando-se também alvo da clássica propagação de vídeos falsos ao vivo no YouTube. A transmissão ao vivo, prometendo doar meio bilhão de tokens VET, tem 38.000 espectadores neste momento.

Dobre seu dinheiro

É um golpe conhecido, supostamente nascido nos primeiros dias do game online Runescape. Você me dá um token, eu devolvo dois. Dobre o seu dinheiro. Simples. Mas os tokens nunca são devolvidos.

A versão do YouTube envolve o seqüestro ou a criação de um canal falso e a reprodução de algumas cenas antigas de alguma transmissão, juntamente com um código QR vinculado a um endereço da carteira para o qual você deve enviar os fundos.

Os ataques anteriores deste ano usaram a popularidade e a legitimidade de alvos como Coinbase e SpaceX, entre muitos outros, para roubar Bitcoin de espectadores inocentes.

Com 38.000 espectadores assistindo ao golpe ao mesmo tempo, o VeChain parece reforçar sua popularidade. A SpaceX tem uma marca muito mais reconhecível e só reuniu cerca de 80.000 espectadores durante a fraude.

Obviamente, a validade desses números não pode ser confirmada.

‘Quintuplique seu dinheiro’

Com muitos dos usuários de criptomoedas mais ingênuos ainda sofrendo com o hack em massa das contas do Twitter desta semana para promover exatamente o mesmo golpe, os criminosos tiveram que melhorar seu jogo.

Em vez do golpe comum de “dobrar o seu dinheiro”, os espectadores que enviam tokens VET para o código QR na tela devem “receber” cinco vezes o valor do depósito, além de bônus para quem enviar 100.000 VET ou mais (no valor de cerca de US $ 1.800).

Há também um site com as informações para tornar a oferta mais genuína, que é atualizada regularmente com dados de supostas transações dentro e fora da carteira.

Cedo demais?

A verificação do endereço da carteira no explorer do VeChain mostra que apenas três pessoas enviaram fundos até o momento. Pouco mais de 320.000 VET foram depositados e, “surpreendentemente”, nenhum tokens foi devolvido.

Isso faz com que os golpistas tenham arrecadado a quantia um pouco decepcionante de US$ 5.800. Mas mesmo esse valor devia ser considerado demais.

Quem são essas pessoas que continuam deixando criminosos explorar a inocência das pessoas? E talvez mais pertinente, por que o YouTube permite que esses golpes continuem acontecendo por tanto tempo enquanto o site remove regularmente as transmissões ao vivo do Cointelegraph por serem “conteúdo prejudicial”?

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/38-000-people-are-watching-a-fraudulent-vechain-youtube-scam-right-now

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here