A empresa de mineração Bitcoin (BTC) européia Northern Data viu suas ações caírem 40% em dias em meio a acusações de fraude.

Dados da Bloomberg mostraram que a negociação de ações NB2 da empresa estava abaixo de € 47 (US $ 53,70) no final de 17 de julho, abaixo dos € 79 (US $ 90,30) na segunda-feira.

Northern Data: “Somos transparentes”

A Northern Data, o produto de uma fusão de 2019 entre a empresa americana Whinstone e a Northern Bitcoin, afirmou oferecer soluções de computação de alto desempenho / inteligência artificial (HPC / AI).

Enquanto divulgava a escala de sua capacidade de computação para investidores e analistas, incluindo pesquisadores de bancos alemães conhecidos, um crítico em particular argumentou que, de fato, a empresa estava envolvida principalmente na hospedagem de mineração de Bitcoin.

Para o conhecido usuário investigativo do Twitter BTCKING555, surgiram suspeitas quando a Northern Data não respondeu às perguntas básicas sobre seus negócios.

Posteriormente, um post do Medium apresentou uma exposição mais longa, após o que a Northern Data atingiu a grande mídia e seu preço das ações caiu.

“É um momento muito desagradável”, comentou Maximilian Martin, chefe de finanças da Northern Data, ao Financial Times.

“Dá aos trolls anônimos um poder de influência. Não estou preocupado porque sei que não somos criminosos – esse é o maior ponto de diferenciação. Somos o mais transparente possível. “

Northern Data share price 1 month chart
Northern Data share price 1 month chart

Preços das ações da Northern em um mês. Fonte: Bloomberg

Em busca de confiança

A publicação Medium discorda. Ao questionar quase tudo, de receita a preço, também põe em dúvida a legitimidade daqueles que investiram na própria empresa, entre eles as conhecidas empresas de criptografia SBI Holdings e The Block.

Resumiu:

“Como tal, concluímos:

1) Os clientes da Northern Data estão pagando taxas mais baixas, competitivas no setor, e a empresa está preparando os livros;

ou

2) A empresa encontrou os clientes mais burros do setor de criptografia e ordenha o máximo possível por sua margem bruta de 40%. ”

O desastre é terrivelmente pertinente, ocorrendo semanas depois de outro escândalo alemão envolvendo a empresa financeira Wirecard.

Depois que US $ 2 bilhões foram contabilizados, a empresa desistiu, com os efeitos indiretos afetando os consumidores em todo o mundo.

Quaisquer fundos vinculados ao Wirecard, como aqueles em cartões de débito pré-pagos, foram congelados repentinamente, deixando os usuários sem seu dinheiro. Como o Cointelegraph noticiou, os cartões de débito de Bitcoin também foram afetados.

Antes de suas próprias dificuldades, a Northern Data era outro exemplo de patrimônio de negócios de criptomoeda que superava amplamente os próprios criptoativos – geralmente graças a roteiros que incluem planos como a realização de uma oferta pública inicial ou um IPO.

Outras empresas, como Canaan (NASDAQ: CAN), também não se saíram bem, com o preço das ações caindo quase 70% no acumulado do ano ou de cerca de US $ 6 a US $ 1,92 no momento.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/bitcoin-mining-firm-northern-data-slams-trolls-after-stock-drops-40

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here