O renomado especialista em finanças Aswath Damodaran, professor da Universidade de Nova York, disse durante painel na Expert XP, promovido pela gestora brasileira, que o Bitcoin não se confirmou como safe heaven, ou ativo seguro, na crise do coronavírus.

Segundo Damodaran, um reconhecido “guru” de valuation, a maior criptomoeda viu sua tese de “ouro dos millenials” ser desmontada pelos impactos econômicos do Coronavírus:

“O ouro subiu 9% durante o crash, enquanto o Bitcoin desabou 50%. A criptomoeda retomou boa parte das perdas agora, porém isso só mostra o quanto ela se comporta como um ativo de risco e não de proteção.”

O professor da Universidade de NY disse que a crise impactou as empresas que estavam mais endividades ou expostas no momento em que as economias foram acertadas pela pandemia.

Ele diz que as dívidas impactam diretamente na resposta das empresas à crise e que a pandemia não deflagrou a desordem, pelo contrário:

“O que mais explica as diferenças entre o desempenho das empresas nesta crise foi a dívida que cada uma possui. Ou seja, em meio a todo o caos houve ordem. O mercado não está louco, a crise do coronavírus foi a mais organizada que já tivemos.”

Ele ainda completou dizendo que a crise a noção de smart money para investidores institucionais e stupid money para pessoas físicas foi subvertida:

“Apostadores sem experiência no mercado ganharam mais dinheiro nos últimos 4 meses do que hedge funds. Isso mostra que a verdadeira distinção é entre investidores humildes e investidores arrogantes”

Finalmente, ele aconselhou aos investidores: “Tenha fé, encontre o seu lugar seguro e continue analisando o básico dos fundamentos, mas não ignore a realidade”.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/renowned-finance-expert-says-coronavirus-crisis-overturned-idea-that-bitcoin-is-a-hedge-asset

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here