Um grupo de hackers pode ter desviado o dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600 de cidadãos brasileiros de baixa renda, segundo matéria do Correio Braziliense.

A Polícia Federal e a Caixa investigam uma ação criminosa no aplicativo Caixa Tem, conforme revelou o presidente do banco, Pedro Guimarães:

“Alguns bandidos estão desviando dinheiro da população mais carente”

Guimarães garantiu que o volume de desvios é pequeno, mas reconheceu que em um universo de 65 milhões de pessoas que receberam benefício, as fraudes causaram “bastante barulho”.

Segundo ele, a investigação das fraudes causou instabilidade no app Caixa Tem, usado para movimentar os recursos, nas últimas semanas:

“Parque das questões, dos problemas do Caixa Tem são porque identificamos contas utilizadas por hackers que estão fazendo bastante barulho. Não posso falar mais. Mas seremos extremamente firmas, porque roubar dinheiro do pobre em um momento de pandemia… Poucas coisas são mais graves do que isso”

A Caixa já teria bloqueado as contas que teriam comandado o ataque e também teve acesso a grupos de WhatsApp usados pelos hackers, com o executivo garantindo que levará o caso “às últimas consequências” para responsabilizar os culpados.

Devido à fraude, houve também pessoas que foram bloqueadas para serem investigadas:

“Algumas contas foram bloqueadas por suspeita de fraude. Em algumas já verificamos que houve fraude sim. Mas as que não são fraude serão liberadas de novo. […] Sempre que for verificado isso, voltaremos e pagaremos”

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/federal-police-and-caixa-investigate-the-diversion-of-emergency-aid-from-coronavirus-by-hackers

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here