O gigante bancário multinacional Banco Santander e quatro bancos espanhóis finalizaram com sucesso uma prova de conceito (PoC) para pagamentos usando contratos inteligentes.

A PoC foi coordenada com a IberPay, a empresa que supervisiona o sistema de pagamento espanhol.

Teste confirma a viabilidade da blockchain para pagamentos

Em comunicado divulgado em 15 de julho, a IberPay disse que a PoC “confirmou a viabilidade da aplicação da tecnologia blockchain ao campo de pagamentos” e sua conexão bem-sucedida ao sistema nacional de pagamentos.

O uso de contratos inteligentes automatiza a execução e a liquidação de pagamentos quando determinadas condições prévias são atendidas.

Juntamente com o IberPay e o Banco Santander, os quatro bancos envolvidos eram o Banco Sabadell – quinto maior grupo bancário da Espanha – BBVA, Bankia e Caixabank.

A Grant Thornton forneceu serviços de consultoria à IberPay na PoC usando uma rede blockchain interbancária com sete nodes operacionais e executando com sucesso mais de 20.000 transações automatizadas.

O tempo médio de processamento por pagamento concluído foi de 2,5 segundos, promovendo a confiança em sua aplicabilidade no mundo real.

A IberPay afirmou que a PoC funcionava “com as garantias máximas de segurança, eficiência, rastreabilidade e integridade, além de conformidade com os regulamentos atuais”.

O uso da tecnologia blockchain pelo Santander

Conforme relatado, o Banco Santander foi pioneiro no teste e na implementação da tecnologia blockchain para serviços financeiros, resgatando recentemente um título de US$ 20 milhões usando a blockchain Ethereum.

O Santander emitiu seu primeiro título na blockchain usando a rede pública em setembro de 2019.

O banco também integrou a tecnologia xCurrent, da Ripple, em seus serviços globais de pagamentos para clientes de varejo, anunciando recentemente planos para estender os serviços para a América Latina.

Leia mais:

Fonte: cointelegraph.com.br/news/top-spanish-banks-finalize-trial-of-payments-using-smart-contracts

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here