Live musical celebra Dia Nacional do Bombeiro em Goiás

+Notícias, InstitucionalPor 1º SARGENTO QUEIROZ01/07/20202820 Compartilhar:

    imagem19-07-2020-13-07-46
    imagem19-07-2020-13-07-46

     

    Devido à pandemia do novo coronavírus, a comemoração do Dia Nacional do Bombeiro este ano será um pouco diferente em Goiás. A série de eventos que anualmente celebram a data, com direito à formatura militar, foi substituída por uma live musical que vai ao ar nesta quinta-feira, 2 de julho, a partir das 19h30, no canal do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), no YouTube. (www.youtube.com/cbmgo193).

     

    Transmitida direto do pátio do Quartel do Comando Geral do CBMGO em Goiânia, a live convocou diversos talentos dentro da própria corporação para cantarem os mais variados estilos musicais. Artistas goianos consagrados, como a cantora Maria Eugênia, aceitaram o convite do Corpo de Bombeiros e vão abrilhantar o evento comemorativo. A Banda Sinfônica do CBMGO, que desde o início da quarentena em Goiás tem levado música à diversas cidades de Goiás, é um dos destaques da programação.

     

    “Nossa ideia é que uma data tão importante para todos os bombeiros brasileiros não passasse em branco em Goiás. Vivemos tempos muito difíceis e sabemos a importância da música para entreter e levar um pouco de alegria e esperança às pessoas”, explica o Comandante Geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos. Para a divulgação da live nas redes sociais, a corporação contou com o apoio de artistas como Guilherme e Santiago, Leonardo, Zé Felipe, Maiara e Maraísa e Nilton Pinto e Tom Carvalho.

     

    Sobre o CBMGO

    O CBMGO atua nas áreas de combate a incêndios de todas as classes, inclusive em emergências com produtos químicos, explosivos e inflamáveis e material radiativo; busca e salvamento, socorro de emergência, salvamento náutico, prevenção de sinistros e apoio às ações de defesa civil, além da colaboração com prefeituras e outras instituições em campanhas ou emergências não programadas. O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Goiás e serve para comemorar os avanços da Corporação, enaltecer o espírito patriótico dos goianos, divulgar a importância da Instituição e também de seus valiosos integrantes, homens e mulheres vocacionados, devotados e bem preparados para servir a sociedade com excelência.

     

    2 de julho

    A data lembra que em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.

    Fonte: www.bombeiros.go.gov.br/noticias/live-musical-celebra-dia-nacional-do-bombeiro-em-goias.html

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here