O Banco do Japão (BoJ) anunciou em 20 de julho que havia formado uma nova equipe para acelerar a pesquisa sobre a viabilidade das moedas digitais do banco central (CBDC).

A equipe substitui um grupo anterior formado no início deste ano e também continuará o trabalho de pesquisa realizado com outros bancos centrais. O BoJ disse que atualmente não tem planos de emitir sua própria CBDC, embora isso possa mudar no futuro.

O BoJ já estava conduzindo pesquisas sobre a viabilidade de uma CBDC nacional e formou um grupo de trabalho em moeda digital com outros cinco bancos centrais, do Canadá, Reino Unido, Suécia, Suíça e União Européia em janeiro.

O anúncio mais recente parece simplesmente refletir a aprovação do Gabinete Japonês na sexta-feira de uma diretriz anual de política econômica que confirma a continuação desse esforço colaborativo.

Mensagens mistas

O vice-presidente do BoJ declarou em janeiro que o Banco deve estar pronto para emitir uma CBDC caso a demanda pública aumente. Então, no início deste mês, anunciou que iniciaria um processo de prova de conceito para o Iene digital.

No entanto, a linha oficial ainda é que não tem planos para o lançamento, mas isso pode mudar no futuro.

Enquanto isso, o mega banco japonês MUFG planeja lançar sua própria stablecoin ainda este ano.

Leia mais:

Fonte: cointelegraph.com.br/news/bank-of-japan-has-new-cbdc-research-team-but-no-plans-to-launch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here