Unidade de Saúde: CAPSi RECANTO DAS EMAS

Endereço: Quadra 307 Área Especial (dentro do Centro de Saúde nº 01), Recanto das Emas – DF.

CEP: 72620-400

Telefone: 2017-1145 (ramal 6001)

E-mail: capsi.cgsre@gmail.com

Linhas de ônibus: Qualquer ônibus com trajeto pela avenida principal do Recanto das Emas (a parada fica ao lado do CAPSI).

Descrição

 

O CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, é uma unidade especializada em saúde mental voltada para o tratamento e para a reinserção social de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

Esse serviço dispõe de uma equipe multiprofissional (Enfermeiro, Técnicos de Enfermagem, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Médico clínico geral) que atua com uma proposta de trabalho interdisciplinar de avaliação e cuidado integral do usuário.

O tratamento inclui estratégias e objetivos múltiplos, preocupando-se com a atenção integral dessas crianças e adolescentes. O trabalho envolve, ainda, intervenções nas relações familiares, afetivas, comunitárias, no âmbito da justiça, educação, saúde, assistência social, moradia, trabalho, renda, entre outros.

Requisitos:

  • Ter idade entre 0 a 18 anos incompletos com sofrimento psíquico grave e persistente, bem como crianças e adolescentes de 0 a 16 anos incompletos com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, e seus familiares;
  • Encaminhamento proveniente da rede (saúde mental, educação, assistência social, sócio jurídico, hospitalar, entre outros) ou mediante demanda espontânea;
  • Regiões administrativas abrangidas: Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Gama e Santa Maria.

Documentação necessária:

Comparecer com o responsável portando documento de identificação válido, comprovante de residência e Cartão do SUS.

Formas de prestação do serviço:

  • Horário de atendimento: o atendimento é ofertado de segunda à sexta-feira de 7h às 12h e de 13 às 22h, sendo que no turno noturno (de 18 às 22h) há a possibilidade de atendimento, mediante agendamento prévio.
  • Prioridade de atendimento: usuários com sinais de maior gravidade/sofrimento psíquico.
  • Telefone: 2017-1145 (ramal 6001)
  • E-mail: capsi.cgsre@gmail.com

Etapas:

Acolhimento → Plano Terapêutico Singular → Grupos e Oficinas

Terapêuticas → Atendimento individual → Consultas → Rede

→ Referenciamento para Unidade Básica de Saúde

As etapas podem variar de acordo com avaliação técnica, considerando ainda o grau de gravidade dos casos.

Prazos:

O acolhimento é realizado de segunda a sexta-feira às 7h e às 13h (exceto terça manhã e sexta tarde), por ordem de chegada e limitado ao número de vagas conforme escala dos servidores. Não há lista de espera para acolhimento.

Fonte: www.saude.df.gov.br/capsi-recanto-das-emas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here