Confira o levantamento dos elencos mais valiosos de todo o mundo, das Américas à Oceania

Todos os anos as equipes ganham ou perdem valor financeiro em seus elencos. Seja com o surgimento de uma nova estrela, que acaba se valorizando, ou com a aquisição de novos jogadores, os valores do elencos vão aumentando. Por outro lado, a perda de um grande jogador ou até mesmo a queda de rendimento podem fazer esse valor cair. Hoje, um dos sites mais respeitados no quesito para definir o valor dos elencos é o Transfermarkt, no qual este texto será baseado para apresentar quais são os mais valiosos mundo afora.

Algumas das maiores equipes do mundo, com todo seu poder financeiro, dominam a lista, claro. Entretanto, tem algumas equipes interessantes entre as mais valorizadas nos últimos anos. Times que despontaram nos últimos anos no cenário mundial, que vem buscando marcar seu nome entre os maiores do futebol europeu/mundial. Confira a seguir uma breve análise de algumas dessas equipes que lideram o futebol mundial:

Top 5 dos mais valiosos

Atualmente, a equipe que lidera é o Real Madrid, com elenco avaliado em 1,03 bilhões de euros. Apesar de ter perdido sua maior estrela há 2 temporadas, a equipe madridista tem feito uma reformulação de invejar. Contratando bons jogadores jovens como Vinicius Jr. e Rodrygo, o time da capital espanhola tem conseguindo mesclar bem a experiência e a juventude. Além disso, a aquisição de Eden Hazard deu uma boa alavancada no valor. Hoje, o belga é o mais valioso do elenco, avaliado em 80 milhões de euros.

mais valiosos
mais valiosos
Eden Hazard foi o principal reforço para a atual temporada do Real Madrid. Foto: Reuters

Fechando o pódio, vem o Manchester City e o Liverpool, respectivamente. Os comandados por Pep Guardiola estão avaliados em 990,9 milhões de euros, enquanto os de Jurgen Klopp valem 985,9 milhões. Muito alavancados pelo poderio financeiro da Premier League, os dois últimos campeões ingleses possuem uma vantagem considerável para os outros times ingleses.

Hoje, o mais valioso do City é Raheem Sterling, valendo 128 milhões de euros, seguido por Kevin De Bruyne, com 120 milhões. Já pelo Liverpool, o atual campeão inglês tem Salah e Mané como seus jogadores mais valiosos, ambos avaliados em 120 milhões de euros.

sterling mais valiosos
sterling mais valiosos
Sterling hoje é o jogador mais valioso da Premier League. Foto: Divulgação

Para completar o top 5, tem ainda o Bayern München e o Barcelona. Os soberanos alemães possuem uma equipe muito similar e valorizada, valendo 932,5 milhões de euros. Por ora, os catalães, abastecidos pelas contratações astronômicas feitas recentemente, valem hoje 916,5 milhões. Os da Baviera tem Leroy Sané, recém contratado, como seu jogador mais valioso, avaliado em 80 milhões, seguido de Joshua Kimmich, com 75 milhões. Já os culés, como já é de imaginar, tem Lionel Messi avaliado em 112 milhões de euros como seu jogador mais valioso. Além do argentino, Griezmann vem na segunda colocação do time, valendo 96 milhões.

Outras equipes notórias

Fechado o top 5, falemos de outras equipes em destaque. Por incrível que pareça, mesmo contando com Mbappé e Neymar, dois dos mais caros no momento, sendo o francês, o mais caro do mundo, avaliado em 180 milhões, e o brasileiro valendo 120 milhões, o PSG, no momento, aparece na sétima colocação, atrás do Chelsea. A equipe londrina, com a aquisição de Timo Werner e Ziyech, ganhou um bom valor de mercado, além do surgimento de Mason Mount, que se valorizou bastante durante a temporada.

O Manchester United, muitas vezes dado como a marca de futebol mais valiosa do mundo, porém, possui só o décimo elenco dentre os mais valiosos do momento. Apesar dos comandados por Solskjaer estarem tendo uma boa recuperação na temporada e jogando num nível muito melhor que nos últimos anos, o maior campeão inglês hoje possui um elenco avaliado em “só” 659,6 milhões. Contudo, caso a contratação de Jadon Sancho seja concretizada, esse valor pode receber um baita upgrade.

bruno fernandes mais valiosos
bruno fernandes mais valiosos
O português Bruno Fernandes é um dos destaques da temporada dos Red Devils, mudando o nível da equipe. Foto: Divulgação

Outra equipe interessante a ser citada é a Inter de Milão. Grande campeã na década passada, além da tríplice coroa europeia na temporada 09/10, sob o comando de José Mourinho, a equipe italiana teve várias temporadas de baixa nos últimos anos. Entretanto, as contratações pontuais nas duas/três últimas temporadas tem feito a nerazzurri sonhar alto novamente. Nomes como Lautaro Martinez, Romelu Lukaku e Christian Eriksen fizeram o valor de elenco da equipe dar uma boa alavancada. Hoje, os artistas da equipe da capital da moda estão avaliados em 556 milhões de euros e estão em 13º no ranking, estando atrás apenas da Juventus na Itália, que possui a 11ª posição.

Alemães que sabem fazer negócio

Borussia Dortmund e RB Leipzig são outras duas equipes que possuem elencos muito produtivos e valiosos. O Dortmund, como sabemos, é um ótimo desenvolvedor de jogadores, comprando jovens talentos por valores baixíssimos e os revendendo por valores astronômicos, como é o caso de Dembélé há algumas temporadas, e agora Jadon Sancho, que fala-se que pode ser vendido por 100 milhões de libras para o Manchester United. Além disso tem Erling Haaland, o cometa norueguês, que fora comprado em janeiro por 20 milhões de euros e já é avaliado em 72 milhões.

sancho e haaland
sancho e haaland
Sancho (esq.) e Haaland (dir.) são os dois principais destaques do Dortmund nessa temporada. Foto: Divulgação

Enquanto isso, devido a bela administração futebolística e financeira que a Red Bull faz com o Leipzig, o time alemão tem desempenhado um belo futebol nos últimos anos, além de ter produzido jogadores como Timo Werner, recém vendido ao Chelsea, como dito anteriormente, e Dayot Upamecano, habilidoso zagueiro que vem sido cobiçado pelos grandes europeus.

Hoje, o Dortmund, na 14ª posição do ranking, está avaliado em 555,8 milhões de euros, com o Sancho sendo seu jogador mais valioso, 117 milhões. Já o Leipzig, 16º colocado, após a venda de Werner, tem o Upamecano como seu jogador mais valioso, 45 milhões, e possui um elenco avaliado em 470 milhões de euros.

Equipes que são sensações na temporada

O Leicester, atual quarto colocado da Premier League, brigando por vaga na Champions, tem apenas o 17º elenco mais valioso do mundo, avaliado em 420 milhões de euros, tendo James Maddison como seu destaque, valendo 48 milhões. Kai Havertz, com seus 81 milhões de euros, coloca o Bayer Leverkusen apenas na 21ª colocação entre os mais valiosos. O alemão, que tem seu nome fortemente ligado ao Chelsea, enquanto United e Liverpool correm por fora, deve ser uma das negociações mais caras da próxima janela.

kai havertz
kai havertz
Kai Havertz é uma das maiores promessas alemãs dos últimos anos, sendo vinculado a times da Premier League. Foto: Getty

A maior surpresa seja talvez a Atalanta. Atual terceira colocada na Itália, além de ser a maior sensação da temporada europeia, devido ao avanço na Champions e ao belo futebol jogado, a equipe de Gasperini tem apenas o 32º elenco mais valioso do mundo, ficando atrás de equipes como a Real Sociedad, o Mônaco e o West Ham. Hoje, seu elenco vale 266 milhões de euros, tendo Zapata como principal destaque, avaliado em 36 milhões.

As Américas também possuem valor

Na América do Sul, atualmente, como era de se imaginar, o Flamengo lidera a lista. A equipe de Gabigol e Arrascaeta está avaliada hoje em 120 milhões de euros. Na sequência, vem o atual vice-campeão continental, o River Plate. Hoje, os comandados de Marcelo Gallardo estão avaliados em 115 milhões, tendo Nicólas De La Cruz como seu jogador mais valioso, avaliado em 12 milhões de euros. Por fim, fechando o pódio sul-americano, tem o Palmeiras, que vale 106 milhões, e tem seu menino da base, Gabriel Verón, como jogador melhor valorizado, em 22 milhões de euros.

gabigol e arrascca
gabigol e arrascca
A dupla Gabigol e Arrascaeta eleva o valor do elenco flamenguista. Foto: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Enquanto isso, na América do Norte, apesar da organização que a MLS possui, a Liga Mx domina os elencos mais valiosos por lá. Monterrey com 70 milhões, Tigres com 60 e o Cruz Azul com 57 formam o pódio. O primeiro estadunidense a aparecer na lista é o Atlanta United FC, com 51,6 milhões, na 7ª colocação, seguido do Los Angeles FC, do mexicano Carlos Vela, com 50,1 milhões.

Mercado asiático ainda é forte, enquanto a África busca se desenvolver

Na Ásia, quem lidera é um time saudita. O Al-Ahli é o mais valioso no continente, mesmo com todo o poder financeiro dos chineses. O mais caro da equipe, para a surpresa de muitos, é o volante brasileiro Souza, aquele com passagens por Grêmio e São Paulo, em 2014/15. O jogador está avaliado em 10 milhões de euros, enquanto sua equipe toda vale 54 milhões.

souza
souza
Souza, ex-São Paulo e Grêmio, é um dos destaques de seu time. Foto: Divulgação

Na sequência, vem o Shanghai SIGP FC, time dos brasileiros Oscar e Hulk (que está de saída) e Marco Arnautovic, que atualmente vale 51 milhões. Fechando o pódio por lá, vem o time de Paulinho, Talisca e cia, o Guangzhou Evergrande, avaliado em 48 milhões de euros.

Na África, quem lidera é o egípcio Al Ahly, que para muitos é o maior time do continente. Maior campeão da Liga dos Campeões da CAF, o elenco está avaliado em 24 milhões de euros. Na segunda colocação vem o Pyramides FC, também egípcio, valendo 19 milhões. Enquanto isso, em terceiro está o atual bicampeão continental, o Esperance Tunis, da Tunísia, avaliado em 18 milhões de euros.

O futebol no “meio do nada”

Por fim, a Oceania tem uma peculiaridade pelo fato de basicamente não haver futebol profissional por lá (vale lembrar que futebolisticamente a Austrália faz parte da Ásia). Além disso, o time mais valioso da Oceania joga na liga australiana, que é o neozelandês Wellington Phoenix, cujo está avaliado em 7,9 milhões de euros. Após ele, vem o Auckland City, time bem conhecido por nós por sempre estar no Mundial de Clubes, ganhando a copa continental quase todos os anos. O time neozelandês, que é amador/semiprofissional, está avaliado em 4,5 milhões.

Em terceiro vem o Team Wellington, também neozelandês, e está avaliado em 4,2 milhões de euros. Para terem noção, o atual campeão continental e que jogara o Mundial de Clubes no último ano, o Hienghene Sport, da Nova Caledônia, uma pequena ilha francesa no meio do nada, tem apenas o 31º elenco mais valioso do continente, avaliado em, acredite, 675 MIL euros. Não, você não leu errado, isso é literalmente menos do que o Neymar ganhar por SEMANA (cerca de 700 mil euros).

hienghene
hienghene
Imagem do Hienghene, time da Nova Caledônia, celebrando o título de campeão da Oceania, em 2019. Foto: Divulgação

Finalização

Bom, espero que tenham gostado da lista e ela é boa para vermos o tamanho da disparidade existente no futebol mundial. Desde o luxo do futebol europeu à irrealidade do futebol jogado nas ilhas oceânicas, o esporte move as pessoas mundo afora. Apesar de todo o dinheiro envolvido e toda a parte suja que não podemos fechar os olhos para tal, isso jamais será apenas um jogo, e relembrar que nem sempre os mais valiosos são os mais vitoriosos.

 

Facebook: Esportes Mais

imagem21-07-2020-19-07-15
imagem21-07-2020-19-07-15

Futuro jornalista. Esportes Mais é o poder.

Fonte: esportesmais.com.br/das-americas-a-oceania-conheca-os-elencos-mais-valiosos-do-mundo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=das-americas-a-oceania-conheca-os-elencos-mais-valiosos-do-mundo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here