Deputada Paula Belmonte defende maior participação da população na fiscalização de gastos com o Covid 19   Agenda Capital
Deputada Paula Belmonte defende maior participação da população na fiscalização de gastos com o Covid 19 Agenda Capital
Deputada Paula Belmonte defende maior participação da população na fiscalização de gastos com o Covid 19 Agenda Capital

image
image

“É um grande volume de recursos federais que vieram para o DF. Então é fundamental a presença dos deputados distritais para que esse esforço que estamos fazendo aqui seja concluído”, disse a parlamentar 

Por Redação*

A Comissão Especial do Covid-19 ouviu a presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovania Rodrigues, sobre a atuação do governo local durante a pandemia. Os parlamentares também escutaram membros do Ministério Público do Distrito Federal e do Ministério Público de Contas sobre os investimentos no combate ao coronavírus. A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), relatora da comissão pediu maior engajamento na fiscalização dos recursos.

A parlamentar cobrou a participação da sociedade civil na fiscalização das ações do governo. Paula lembrou da Comissão Parlamentar de Inquérito que seria instaurada na Câmara Legislativa, mas acabou não ocorrendo por questões regimentais.

“É um grande volume de recursos federais que vieram para o DF. Então é fundamental a presença dos deputados distritais para que esse esforço que estamos fazendo aqui seja concluído. Acredito que os oito deputados que assinaram esse requerimento de CPI façam um esforço para estarem aqui”, disse.

Veja a reunião na íntegra

Reabertura

A presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovania Rodrigues, informou que a entidade se manifestou contra a reabertura de setores da economia. O colegiado acredita que a retomada não deveria ter ocorrido sem o cumprimento de três critérios. “É preciso que seja considerado o percentual de leitos ocupados abaixo de 80%, uma recomendação da Organização Mundial da Saúde; sejam fornecidos dados de óbitos e de novos casos que indiquem que há decréscimo no contágio; e, por fim, que a taxa de transmissão de cada paciente esteja abaixo de 1”, listou.

Uma das novidades é que os processos de contratação do Governo do Distrito Federal serão revisados pelo Tribunal de Contas da União, segundo informação fornecida pelo presidente da comissão, senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

A Comissão Especial do Covid-19 se reúne todas as segundas-feiras às 14h30 e reúne senadores, deputados federais e deputados distritais, representantes do Ministério Público e da Justiça, para fiscalizar e auxiliar as ações do Poder Executivo local em resposta à pandemia do novo coronavírus. Mais informações em https://comissaoespecialcoviddf.wordpress.com/.

*Com informações da Assessoria 

Relacionado

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.

imagem21-07-2020-02-07-58
imagem21-07-2020-02-07-58

Fonte: fogocruzadodf.com.br/destaques/deputada-paula-belmonte-defende-maior-participacao-da-populacao-na-fiscalizacao-de-gastos-com-o-covid-19-agenda-capital

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here