imagem21-07-2020-21-07-53
imagem21-07-2020-21-07-53

Stefania Teixeira Porto: “Numa escala de zero a dez, meu grau de otimismo é 11. A tecnologia usada nesta vacina já é conhecida, com cepas inutilizadas do vírus, e o Instituto Butantan produz em outras imunizações. É a que está mais avançada no mundo e tem um alto padrão de qualidade” (Hospital das Clí/Reprodução)

A médica Stefania Teixeira Porto, de 27 anos, foi a primeira voluntária a ser vacinada com uma das 9 mil doses da CoronaVac, vacina chinesa contra a covid-19 que começou a ser testada no Brasil. A vacina, do laboratório Sinovac, teve sua fase 3 de testes iniciada em São Paulo, em parceria com o Instituto Butantan. Stefania é médica do Hospital da Clínicas da Universidade de São Paulo e, por ser profissional de saúde, teve prioridade em ser vacinada.

Em depoimento gravado no Hospital das Clínicas, Stefania afirma que a sensação é de entusiasmo com as perspectivas de prevenção da vacina, que está entre as com mais chances de prosperar, junto da que foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e que também começará a ser testada no Brasil.

“Eu fico muito contente de poder participar dessa experiência. A gente tá vivendo um momento único, histórico, que me fez querer participar desse projeto. A gente passou por meses tão difíceis. Então é uma injeção de ânimo poder participar disso e poder contar para as pessoas no futuro que eu fiz parte disso”, contou a médica.

Além do Hospital das Clínicas, outros 11 centros de pesquisa vão aplicar a vacina nos voluntários em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A previsão é que todo o teste clínico seja concluído em até 90 dias, segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

“Numa escala de zero a dez, meu grau de otimismo é 11. A tecnologia usada nesta vacina já é conhecida, com cepas inutilizadas do vírus, e o Instituto Butantan produz em outras imunizações. É a que está mais avançada no mundo e tem um alto padrão de qualidade”, disse Dimas Covas em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Veja também

Os voluntários para a CoronaVac estão sendo selecionados entre profissionais de saúde, da rede pública ou privada, com mais de 18 anos, que não tenham tido covid-19 e que não estejam em teste para outras vacinas.

Nesta fase 3 de testagem, um grande número de pessoas participa do estudo para comprovar a eficácia. Metade deles recebe um placebo e a outra, a vacina. Os voluntários receberão duas doses, uma na primeira consulta, em que assinam um termo de compromisso, e a segunda após 14 dias.

Os testes das fases 1 e 2, realizados em humanos saudáveis e em animais, mostraram segurança e capacidade de provocar resposta imune “favoráveis”, segundo o laboratório. Alem disso, não foram percebidos efeitos colaterais significativos.

Nenhum medicamento ou vacina contra a covid-19 foi aprovado até o momento para uso regular, de modo que todos os tratamentos são considerados experimentais. No mundo, já foram mais de 14,7 milhões de pessoas infectadas e de 611 mil mortes. No Brasil, segundo país no ranking em número de casos, foram mais de 2,1 milhões de infectados e 80 mil óbitos.

3910334 Como você gasta o seu tempo? Assine as newsletters da exame e receba o essencial para o seu dia. Mais vistas

Covid 19 vaccine   Medical injection vials: hand holding, close up and colorful
Covid 19 vaccine Medical injection vials: hand holding, close up and colorful
CIÊNCIA1Vacina de Oxford é segura e gerou resposta imune contra covid-19
Vinho Tinto
Vinho Tinto
Casual2Aproveite a Black Friday do vinho, que vai até dia 26
Netflix
Netflix
Casual3Netflix divulga ranking de séries mais assistidas da plataforma
Instalações de energia solar em Porto Feliz (SP)
Instalações de energia solar em Porto Feliz (SP)
ECONOMIA4Brasil zera imposto de importação de equipamentos de energia solar
Participantes do Google I/O 2017
Participantes do Google I/O 2017
Academy5Por que você deveria começar a aprender a programar neste instante
china coronavírus
china coronavírus
CIÊNCIA6China alerta para nova pneumonia mais mortal que a covid-19
escolajoel
escolajoel
NEGÓCIOS7Educação: Os planos da Vasta para levar a Cogna de volta ao oceano azul
Jovem profissional olha o celular
Jovem profissional olha o celular
CARREIRA8Bunge contrata trainees e paga R$ 6,5 mil. Veja outras 32 oportunidades
Ciclismo, ciclistas, bicicleta
Ciclismo, ciclistas, bicicleta
TECNOLOGIA9Bicicleta feita com motor de máquina de lavar "voa" a 110 km
Pratos Loop Fazenda Futuro
Pratos Loop Fazenda Futuro
MARKETING10Fazenda Futuro passa a vender prato vegano no iFood a partir de R$ 14,99 “CIu00caNCIA”

Fonte: exame.com/ciencia/e-uma-injecao-de-animo-diz-primeira-medica-a-ser-vacinada-em-sp

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here