As cidades da China em breve começarão a testar uma nova moeda digital do Banco Central, ou CBDC. Agora, os golpistas estão aproveitando esse fato ao personificar grupos de “teste da CBDC”.

De acordo com a Tencent QQ, os criminosos estão promovendo uma farsa que pede às vítimas em potencial para abrir um novo cartão de débito. Dizem às vítimas que receberão uma “quantia significativa de dinheiro” após um investimento inicial, geralmente começando em torno de 10.000 yuanes (US $ 1.430).

É prometido a cada vítima que seu investimento aumentará para 70.000 yuanes (10.023 dólares) dentro de um período não revelado.

Esse golpe parece estar aparecendo com mais frequência nas cidades onde eventualmente ocorrerão os testes da CBDC – Shenzhen, Xi’an, Chengdu e Suzhou. No entanto, nenhuma luz verde oficial foi dada pelo Banco Popular da China, ou PBoC, para iniciar esses testes.

Bancos locais em alerta

Alguns relatórios indicam que os golpistas criaram um aplicativo móvel para as vítimas gerenciarem seus investimentos inexistentes.

Até o momento, o PBoC não anunciou quando começará a pilotar seu programa CBDC na China. Em 2019, as autoridades bancárias da China declararam que anunciariam seu próximo lançamento do CBDC por meio de canais oficiais.

As autoridades chinesas recentemente desmantelaram uma fraude significativa relacionada a criptografia em Wenzhou. O esquema acumulou mais de 100 milhões de yuans (US $ 14,31 milhões), que foram apreendidos juntamente com vários carros e vilas de luxo.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/dont-fall-for-these-fake-chinese-cbdc-scams

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here