Um processo recente em Washington DC viu um homem processado por várias acusações por executar um método de ocultar transações de Bitcoin.

O tribunal acusou o réu em dezembro de 2019, incluindo a operação de um negócio de transmissão de dinheiro sem licença, como um documento judicial de 24 de julho revelou.  

“Após o exame dos estatutos, jurisprudência e outras fontes relevantes, o Tribunal conclui que o bitcoin é dinheiro sob o MTA e que o Helix, conforme descrito na acusação, era um ‘negócio de transmissão de dinheiro não licenciado’ de acordo com a lei federal aplicável.”

Embora essa instância em particular pareça ser uma decisão a favor da classificação do Bitcoin como dinheiro, a lei atual exige uma transmissão de dinheiro ao lidar com o Bitcoin, mesmo que a moeda não esteja tecnicamente sob uma classificação monetária.    

O réu operava um serviço de mixagem de Bitcoin

Larry Dean Harmon, o réu no caso, supostamente dirigia um negócio de mixagem Bitcoin, chamado Helix, na dark web.

Esses misturadores confundem os dados das transações com Bitcoin, dificultando a rastreabilidade, detalhou o documento do tribunal. 

Harmon viu cerca de 354.468 BTC (no valor de cerca de US $ 3,4 bilhões no momento da publicação) fluir por seus negócios de 2014 a 2017. 

Os tribunais de Washington DC acusaram Harmon de três atos ilegais separados: conspiração para lavagem de instrumentos monetários, operação de negócios de transmissão de dinheiro sem licença e participação em negócios de transmissão de dinheiro sem licença.  

As autoridades não classificaram tecnicamente o Bitcoin de maneira diferente 

Harmon fez lobby contra duas das acusações, colocando as reivindicações como falsas, embora o argumento não tenha sido aceito.

“A moção para demitir levanta duas questões novas: o bitcoin é” dinheiro “para os propósitos do MTA do Distrito de Columbia?” o documento dizia. “A Was Helix, que operava como um Mixer de bitcoin, um ‘negócio de transmissão de dinheiro sem licença'”, acrescentou o documento.

A decisão parece a favor da classificação Bitcoin como dinheiro, embora, na realidade, a medida simplesmente exponha a necessidade de exchanges de criptoativos para manter licenças de transmissores de dinheiro. Muitas jurisdições nos EUA já exigem esse licenciamento.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/new-ruling-classifying-bitcoin-as-money-isnt-anything-special

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here