O preço do Bitcoin ( BTC ) subiu para US $ 10.272 em 26 de julho em um inesperado rali de fim de semana. Liquidou US $ 74 milhões em contratos longos apenas no BitMEX, pegando muitos traders desprevenidos.

O gráfico de preços por hora do Bitcoin
O gráfico de preços por hora do Bitcoin

O gráfico de preços por hora do Bitcoin. Fonte: TradingView.com

Parece haver duas razões principais por trás do aumento abrupto do Bitcoin de US $ 9.700 para mais de US $ 10.200. Eles são a liquidação de shorts super alavancados e traders que lucram com criptomoedas alternativas excessivamente estendidas (altcoins).

Padrão de obtenção de lucro observado quando o Bitcoin aumenta

Quando o preço começou a subir, as principais altcoins, bem como os tokens DeFi com bom desempenho, começaram a cair. O Ethereum caiu de US $ 322 para US $ 311, e os tokens DeFi , incluindo Aave e YFI, tiveram fortes rejeições. 

Desempenho do mercado de criptomoedas 26 de julho
Desempenho do mercado de criptomoedas 26 de julho

Desempenho do mercado de criptomoedas 26 de julho. Fonte: Coin360

As rejeições simultâneas de grandes altcoins e o aumento de preços do Bitcoin sugerem que os comerciantes lucraram com os recentes comícios de altcoin. Como os traders transferiram seus ganhos de altcoin para o Bitcoin, isso possivelmente provocou uma tendência de alta do BTC, enquanto as altcoins caíram.

ETH , por exemplo, passou de US $ 247 em 23 de julho para US $ 322 no pico do dia, registrando um ganho de 30%. Apesar do forte sentimento em relação às altcoins, os investidores estão possivelmente adotando uma abordagem mais cautelosa, protegendo seus ganhos.

Liquidações massivas de contratos curtos

Quando o Bitcoin inicialmente quebrou mais de US $ 10.000, ele acionou contratos curtos com alavancagem excessiva para serem liquidados. Quando o BTC atingiu US $ 10.200, causou uma cascata de liquidações, totalizando US $ 74 milhões.

O Bitcoin passou por muitas fases quando mais de US $ 50 milhões em contratos curtos ou longos são liquidados. Mas, para que isso ocorra dentro de algumas horas, é menos típico.

As liquidações em massa de contratos longos de US $ 10.000 também sugerem que os US $ 10.000 a US $ 10.200 permanecem como uma área de forte resistência. Assim que o BTC atingiu US $ 10.200, o preço caiu abaixo de US $ 10.000, marcando um rali de curta duração.

Investidores expressam otimismo em relação à tendência de preços de curto prazo da BTC

Como o preço do Bitcoin se recuperou fortemente nas últimas semanas, alguns executivos e investidores do setor expressaram otimismo em relação ao BTC e ETH.

“Você está pronto?” O CEO da Grayscale, Barry Silbert, twittou quando o preço do Ether ultrapassou o temido nível de resistência de US $ 280 em 25 de julho.

Enquanto isso, o conhecido comerciante Peter Brandt espera que o preço do Bitcoin atinja um novo recorde e, eventualmente, chegue a US $ 50.000. Ele disse :

“É aí que está minha cabeça. Triângulo simétrico maciço em $ BTC aponta para ATHs, depois US $ 50k. ”

Mas algumas variáveis ​​podem afetar a tendência de preço de curto prazo do preço do BTC. Primeiro, a taxa de financiamento do Bitcoin é projetada para ser superior a 0,04% no BitMEX. Isso é quase quatro vezes maior que a taxa média de financiamento de 0,01%. Isso significa que a maioria do mercado está assumindo posições longas.

Para o token ETH da Ethereum, a taxa de financiamento está acima de 0,1%, o que sugere que o rali está começando a ficar superaquecido. Em fevereiro, o preço da ETH foi rejeitado em US $ 280, pois sua taxa de financiamento ultrapassou 0,2%, e quando a grande maioria do mercado ansiava pelo ativo.

Segundo, US $ 10.000 atuam como um nível psicológico essencial para o Bitcoin desde outubro de 2019. Se o BTC rejeitar em US $ 10.200, ainda será menor do que o pico anterior em fevereiro de 2020, em US $ 10.473. 

Embora seja exagero chamá-lo de uma formação alta mais baixa, isso pode mostrar que o preço do BTC não saiu claramente do intervalo de vários meses.

LEIA MAIS

Acompanhe os principais mercados de criptomoeda em tempo real aqui

Fonte: cointelegraph.com.br/news/why-bitcoin-suddenly-spiked-to-10-200-liquidating-75m-in-fast-rally

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here