imagem30-07-2020-21-07-59
imagem30-07-2020-21-07-59

Perigo: a picada de uma cobra cascavel pode levar à insuficiência renal e à morte. (Agência de Notícias do Paraná/Divulgação)

Um homem que tinha 152 cobras cascavéis em casa, na cidade de Mandaguari no interior do Paraná, entregou os animais de forma voluntária para a Polícia Ambiental e para o Instituto Água e Terra, na última quarta-feira, 29. 

De acordo com técnicos do instituto, o homem, que não teve a identidade revelada, mantinha em cativeiro, dentro de caixas de madeira, 52 cascavéis adultas e 100 filhotes, além de uma uma jararaca

Ele recolhia os animais que apareciam nas casas de vizinhos, algo muito comum na região, mas ao invés de devolver à natureza ou entregar às autoridades, ele as mantinha em casa, o que é altamente perigoso. A picada de uma cascavel, por exemplo, pode causar insuficiência renal e levar à morte.

“O órgão ambiental reconhece o auxílio prestado pelo cidadão, mas reforça que a atividade de resgate não pode ser realizada sem a devida autorização, tampouco a manutenção de animais silvestres em cativeiro”, ressalta a bióloga e chefe do setor de Fauna do Instituto Água e Terra, Paula Vidolin.

Veja também

A entrega foi feita de forma voluntária depois que as notícias sobre um estudante de Brasília que foi picado por uma cobra naja viraram assunto no país. Como o morador do Paraná acionou as autoridades, ele não será processado administrativamente ou criminalmente. 

O resgate contou com a presença de um médico veterinário que constatou que a saúde dos animais está em ótimas condições.

cobra cascavel
cobra cascavel
Pesquisa: as cobras vão auxiliar no desenvolvimento de soro antiofídico.

Pesquisa: as cobras vão auxiliar no desenvolvimento de soro antiofídico. (Agência de Notícias do Paraná/Divulgação)

Para recolher as serpentes, a polícia fez um grande esquema de segurança e evitar qualquer acidente. Foram mobilizados policiais ambientais, membros do instituto ambiental e da Secretaria da Saúde do Paraná.

Os animais foram levados para a Divisão de Zoonoses e Intoxicações. As cobras serão utilizadas para desenvolver pesquisas e produção de soro antígenos contra a picada de serpentes.

Fonte: exame.com/brasil/acumulador-de-cobras-entrega-de-uma-vez-152-cascaveis-no-interior-do-pr

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here