A Receita Federal aderiu ao Telegram, o aplicativo de troca de mensagens preferido pelos usuários de Bitcoin e criptomoedas.

Assim, a partir desta segunda, 03 de agosto, a RFB inaugura o atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo Telegram.

Segundo a RFB esse novo canal de atendimento utiliza um chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat. 

“A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão, oferecendo um serviço de excelência, sem a necessidade de interagir com um servidor da Receita Federal”, disse.

Coronavírus

Ainda segundo a Receita Federal, essa medida contribui, ainda, para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus causador da Covid-19.Para solicitar o serviço, o cidadão deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando  todas as informações e documentos mínimos exigidos para que a Receita Federal faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.

Segundo a Receita, estão disponíveis no novo canal os seguintes serviços

-Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;-Segunda via de CPF;-Informação do número do CPF;-Consulta à situação cadastral; e-Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).

Receita Federal e CVM

Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Receita Federal assinaram um convênio para o desenvolvimento de programa de cooperação técnico-administrativa.

Assim, o acordo prevê a unificação dos procedimentos de cadastramento, alteração e baixa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), para fundos de investimento e investidores não residentes.

Assim, segundo a CVM, essa consolidação pode permitir a adoção de um único canal futuramente, que passaria a alimentar os cadastros de ambos os órgãos.

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Fonte: cointelegraph.com.br/news/irs-launches-telegram-channel-to-provide-cpf-related-services

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