Servidores da Divisa têm desempenhado importante papel no combate ao novo coronavírus

 

CRISTINA SOARES, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

Em memória ao dia de nascimento do maior nome da história da Vigilância Sanitária do Brasil, Oswaldo Cruz, o Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado em 5 de agosto. A data foi instituída pela Lei Federal nº 13.098 de 2015.

 

O Secretário de Saúde, Francisco Araújo, e subsecretário de Vigilância à Saúde, Eduardo Hage, enviaram mensagens saudando todos os profissionais da área. Veja:

 

Ações na pandemia

 

Durante a pandemia do novo coronavírus, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa) passou a ter maior visibilidade. Os servidores da Divisa atuam diretamente na fiscalização do cumprimento dos Decretos do GDF que estabelecem as medidas sanitárias necessárias para o funcionamento dos estabelecimentos.

 

Diariamente, as equipes desenvolvem cerca de 300 ações em todo o DF. São 300 servidores que atuam na sede do órgão, e em 22 Núcleos de Inspeção espalhados por todo o Distrito Federal.

 

“A Vigilância Sanitária age de forma integrada e ampla, procurando incluir nas suas práticas o conceito preventivo. São realizadas ações educativas, regulamentadoras, fiscalizadoras e punitivas”, destaca o diretor da Divisa, Manoel Silva Neto.

 

Fiscalização

 

A Divisa atua na fiscalização de estabelecimentos de serviços nas áreas de alimentos, saúde, saneamento e medicamentos. São analisadas as condições de higiene dos ambientes, validade dos produtos, temperatura, procedência, forma de manipulação, presença de profissionais habilitados, entre outros itens.

Durante a pandemia, os demais serviços prestados pela Vigilância Sanitária continuam sendo realizados, como autorização de funcionamento, emissão e renovação de licenciamento sanitário.

 

De março a junho deste ano, foram desempenhadas cerca de 40 mil ações e instaurados 79 processos referentes a lavraturas de Autos de Infração dos estabelecimentos por descumprimento dos decretos e sobre as medidas sanitárias de enfrentamento da Covid-19. Foram feitas, também, 22 interdições de estabelecimentos.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

VÍDEO: THYESSA ALVES

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

Fonte: www.saude.df.gov.br/dia-nacional-da-vigilancia-sanitaria-e-comemorado-nesta-quarta-feira-5

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here