Visando promover valores de defesa à vida, à liberdade, à propriedade privada e ao império da lei, formando lideranças embasadas em valores de pensamento liberal, nasceu, há mais de 14 anos, o Instituto de Formação de Líderes de São Paulo – IFL. No próximo mês, o IFL promove a sétima edição do Fórum Liberdade e Democracia que, pela primeira vez, será realizado online. Para explicar mais sobre o evento, que já está com inscrições abertas, o Instituto Millenium conversou com exclusividade com Cesare Rollo Lacovone, presidente do IFL-SP, que revelou uma novidade: a instituição firmou parceria com o Instituto Millenium para a troca de conteúdo e conhecimento. Ouça o podcast!

O fórum acontece entre os dias 1 e 3 de setembro. Neste ano, o tema será “Pionerismo: Os indivíduos que mudam o mundo”. Na ocasião, os inscritos terão acesso a workshops com ferramentas práticas de gestão, além de debates com nomes como Jorge Paulo Lemann, Cristina Junqeira, Jeffrey Tucker, dentre outros. “Este ano vamos falar de indivíduos que, por meio do trabalho, da visão e da capacidade de resiliência, transformam o mundo positivamente e deixam um legado. Pessoas que realizam mudanças positivas”, explicou Cesare.

Hoje, o IFL tem como principal atividade o ciclo de formação de líderes, processo estruturado que forma jovens de 20 a 35 anos, indicados por alguém já associado ao Instituto. O projeto já formou mais de 100 pessoas, impactando cada uma em seu ambiente.

Leia mais Millenium Explica: O que é liberdade de expressão?  “Se não fizermos a desestatização das ideais, não vamos desestatizar a burocracia” Écio Costa: “Essa cultura estatizante não se vê em outros países”

Cesare acredita que 2020 está mostrando, justamente, o quanto precisamos de líderes com valores profundos e que possam impactar a sociedade a longo prazo. “Este ano tem sido complexo, de aprendizado, onde vimos a necessidade de mais lideranças embasadas em valores. Há pessoas que trabalham em instituições governamentais, tentando fazer a mudança de dentro, mas muitos também estão empreendendo, e está aí a grande mudança. A importância dos valores liberais se percebe nas atitudes desenvolvidas no cotidiano e, também, no papel da cidadania”, pontuou.

Parceria com o Imil

Instituições alinhadas, o IFL-SP e o Millenium firmaram parceria para a troca de conhecimento. De um lado, o Imil irá ceder matérias e vídeos para ajudar na formação dos novos líderes. De outro, esses novos líderes estarão mais próximos do Instituto, fornecendo sua expertise a projetos e conteúdos desenvolvidos pelo Imil.

Segundo Cesare, poder utilizar o material do Instituto Millenium como conteúdo e ferramenta pedagógica para a formação de futuros líderes liberais é de extrema importância, já que o alinhamento de valores é mútuo. “Já temos recebido os especialistas do Imil nos encontros semanais do IFL, o que também é um grande aprendizado! Agora, com todas as possibilidades que o mundo digital nos oferece – como os podcasts, por exemplo – estamos cada vez mais próximos, fomentando esse intercâmbio de ideias. É extremamente importante, principalmente para um jovem líder que está num momento de buscar mais conhecimento, ter como referência os especialistas do Millenium, que já passaram por muitos desafios”.

Priscila Pereira Pinto, CEO do Imil, também reforçou os benefícios da parceria. “É importante que a gente colabore nessa formação de pessoas que estão vindo com muita vontade de implementar uma agenda liberal no Brasil. Acho que essa troca só vai aumentar a chance de darmos mais visibilidade aos novos líderes, que estarão contribuindo com conteúdo mais técnico e analítico no nosso portal e redes sociais”, comentou, salientando que o Millenium Explica será um dos projetos envolvidos na parceria.

Fonte: exame.com/blog/instituto-millenium/inscricoes-abertas-para-o-7o-forum-liberdade-e-democracia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here