Na manhã desta quarta-feira (5), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu início à interdição parcial de duas faixas da Ponte JK no sentido Lago Sul – Plano Piloto e duas na direção oposta. A ação é executada em parceria com o Detran.

Desde cedo, técnicos da Novacap utilizam uma resina especial e massa asfáltica específica para minimizar os problemas existentes nas juntas de dilatação (também conhecidas como juntas de movimento) da estrutura. O tempo de duração previsto para a interdição de 24 a 48 horas.

Absorção de impacto

As juntas de dilatação são dispositivos criados para absorver a variação do impacto causado pelos veículos e pedestres que passam diariamente pela ponte e amenizar os efeitos da vibração da estrutura.

Em fevereiro deste ano, a Novacap deu início à troca de todas as juntas de dilatação da Ponte JK, reparos que, nos 18 anos de construção da estrutura, nunca haviam sido realizados.

Em razão da pandemia de Covid-19, porém, as obras precisaram ser suspensas, pois as peças são importadas da Itália e a fábrica responsável pela entrega permaneceu fechada por quatro meses. Já foi feito novo pedido, e a chegada do material para a retomada da obra de forma definitiva está prevista para o final de outubro.

* Com informações da Novacap

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/08/05/ponte-jk-passa-por-intervencao-parcial

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here