O cientista da computação e CEO da Blockstream, Adam Back, comparou o Ethereum e outras altcoins de alta capitalização aos esquemas Ponzi em um post no Twitter:

“Bitconnect, Charles Ponzi, Ethereum, Onecoin, Cardano, Ripple, Bernie Madoff, Stellar, Dan Larmer. Todos parecendo muito semelhantes.”

Charles Ponzi e Bernie Madoff são dois dos criadores mais famosos de esquemas Ponzi, enquanto Bitconnect e OneCoin são projetos de criptomoeda famosos que foram revelados como Ponzis. Back comparou tais esquemas às altcoins Ethereum, Ripple e Stellar, junto com “Dan Larmer”, presumivelmente uma referência ao criador da Bitshares e da Steem, Dan Larimer.

O post de Back desencadeou um diálogo com o jornalista de TV Layah Heilpern, que perguntou se ele achava que o Ethereum era uma farsa ou se agregava valor ao ecossistema em termos de DApps. Back respondeu simplesmente:

“Bem, 70% pré-extraídos já dizem tudo. O que você diria que é um golpe maior, Ripple ou Ethereum.”

Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, reagiu, chamando as opiniões de Back de “propaganda velha e cansada”:

Recitar propaganda velha e cansada está se tornando cada vez menos eficaz a cada dia. O Ethereum está subindo, as provas de estaca e sharding estão subindo e as acumulações estão aqui, tudo através de um grande ecossistema distribuído trabalhando em paralelo. As marés da história não serão favoráveis ao maximalismo. https://t.co/PZ11XR2Pre

— vitalik.eth (@VitalikButerin) August 6, 2020

Fúria contra o ETH

Não é a primeira vez que o inventor da prova de trabalho do HashCash dá uma tacada no Ethereum. Em outra troca de tweets em novembro do ano passado, ele comparou o Ethereum à agora extinta startup de biotecnologia Theranos, que criou uma máquina médica falsa.

Back argumentou que a gerência exagerou no que poderia fazer, enquanto deturpava o estado da tecnologia, acrescentando que Theranos era “estranhamente semelhante ao Ethereum”.

O cientista da computação tem sido um Bitcoiner desde o início e foi associado várias vezes ao fundador do Bitcoin Satoshi Nakamoto. Certa vez, ele alegou ter tomado uma cerveja com ele em Londres.

Bitcoiners ficando preocupados?

Não é difícil imaginar que poderia haver uma ligação entre o rápido aumento do preço do Ethereum neste mês em meio à empolgação com os projetos DeFi e um renascimento do cripto tribalismo dos verdadeiros crentes do Bitcoin.

Desde o início do ano, os preços da ETH mais que dobraram, com a maior parte desse ganho ocorrendo no último mês. O Bitcoin também ganhou em preço, mas não tanto. O ímpeto do Ethereum foi impulsionado pela esperança de que a tão esperada primeira fase da mudança da ETH 2.0 para um consenso de prova de interesse seja lançada em alguns meses. Se for bem-sucedido, o Ethereum será capaz de processar exponencialmente mais transações do que o Bitcoin.

Leia mais:

Fonte: cointelegraph.com.br/news/blockstreams-adam-back-slams-ethereum-as-a-ponzi-scheme

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here