ANÚNCIO

O saudoso evangelista Billy Graham será homenageado no Capitólio dos Estados Unidos com uma estátua em tamanho real. A peça será instalada na coleção Statuary Hall do Capitólio dos EUA em 2021, substituindo a estátua de um ex-governador da Carolina do Norte que agora tem sua imagem recusada por ser considerado um supremacista branco.

ANÚNCIO

O escultor Chas Fagan recebeu a encomenda após o comitê legislativo da Carolina do Norte aprovar um modelo representando o famoso evangelista, que morreu em 2018. O pastor Franklin Graham comentou a decisão dizendo que seu pai não teria pedido ou pressionado um monumento em sua homenagem.

“Meu pai ficaria muito satisfeito que as pessoas pensassem nele dessa maneira. Mas ele gostaria que as pessoas dessem a glória a Deus e não a si próprio”, afirmou, de acordo com informações da revista Christianity Today.

O custo da obra está estimado em US$ 650 mil, e o modelo traz a figura do evangelista segurando uma Bíblia. O responsável pela escultura já produziu várias estátuas de figuras religiosas, incluindo São João Paulo II para o Santuário Nacional São João Paulo II de Washington, e Madre Teresa para a Catedral Nacional de Washington.

ANÚNCIO

A coleção Statuary Hall do Capitólio dos EUA consiste em 100 estátuas de pessoas de destaque – duas de cada estado. Graham, nascido na Carolina do Norte, cresceu em uma fazenda de gado leiteiro em Charlotte. A peça que o representa substituirá a de Charles Aycock (1859–1912), ex-governador do estado, e um dos mentores do motim e golpe racial de Wilmington, Carolina do Norte, em 1898, em que um governo local composto por negros americanos foi derrubado e substituído por oficiais brancos.

ANÚNCIO

A outra estátua da Carolina do Norte é de Zebulon Vance (1830 a 1894), um ex-governador e senador dos EUA que também era oficial militar confederado. Apesar do movimento ter sido impulsionado pelo debate em torno do racismo nos EUA, a instalação de uma estátua de Graham no Capitólio dos EUA teve amplo apoio muito antes do atual momento turbulento.

O ex-senador do estado da Carolina do Norte, Dan Soucek, pressionou pela nova estátua em 2015 enquanto Graham ainda estava vivo. Logo após a morte de Graham, o processo entrou em ação. “Do ponto de vista religioso cristão, Billy Graham é um ícone mundial inegável”, disse Soucek,

Na Carolina do Norte existem duas rodovias estaduais nomeadas para homenageá-lo. Uma das maiores atrações turísticas de Charlotte é a biblioteca em forma de celeiro que documenta sua vida e ministério, que inclui sua casa de infância restaurada e seu túmulo.

ANÚNCIO

Em uma ordem executiva emitida antes do Dia da Independência, comemorado em 04 de julho, o presidente Donald Trump também listou Billy Graham entre os líderes que ele gostaria de memorizar em um parque estático chamado “Jardim Nacional dos Heróis Americanos”.

ANÚNCIO

Fonte: noticias.gospelmais.com.br/billy-graham-homenageado-estatua-tamanho-real-138139.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here