Os golpistas enganaram mais espectadores do YouTube depois de invadir várias outras grandes contas verificadas e postar vídeos de “brindes grátis de BTC”.

De acordo com um tweet publicado em 5 de agosto por Jon Prosser, seu canal Front Page Tech no YouTube, com 262.000 assinantes, foi hackeado por pessoas que mudaram o nome para “NASA [news]” e começaram a transmitir ao vivo um vídeo falso de oferta de Bitcoin (BTC) com Elon Musk da SpaceX.

“Os hackers ganharam US$ 4.000 em Bitcoin até agora”, disse Prosser. “O YouTube me diz que preciso preencher um formulário e esperar ‘algumas semanas’.”

Sete anos de vídeos do Front Page Tech foram excluídos pelos golpistas. O YouTube interrompeu o canal aproximadamente duas horas depois que Prosser notou a violação pela primeira vez, e ele permanece offline.

“2FA ignorada”

Os golpistas de criptomoedas têm como alvo os canais do YouTube há meses, personificando figuras de destaque como Musk, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, e o cofundador da Apple, Steve Wozniak. Garlinghouse e Wozniak entraram com ações separadas contra a plataforma.

No entanto, o caso de Prosser é preocupante, pois ele relatou que os hackers usaram um ataque de troca de SIM para obter acesso a seu canal usando sua autenticação de dois fatores (2FA).

A violação ocorre apenas um dia depois que Scott Melker, também conhecido como ‘The Wolf of All Streets’, aconselhou a comunidade cripto a “nunca usar a verificação de SMS como parte do seu 2FA”, mas sim um aplicativo autenticador de um dispositivo mantido offline.

Ataque coordenado?

O canal de Prosser não foi o único atacado nesta semana.

Rod Breslau, consultor de jogos da Sony Music Entertainment, relatou em 3 de agosto vários outros canais que transmitiam ao vivo vídeos semelhantes da SpaceX oferecendo brindes em BTC.

Talyta Rocha, uma “influenciadora de cabelo” com 155.000 assinantes, foi uma das vítimas. Um canal com 295.000 assinantes foi autorizado a transmitir um vídeo fraudulento do Ethereum (ETH) por mais de uma hora até o momento da redação deste artigo.

Leia mais:

Fonte: cointelegraph.com.br/news/bitcoin-scammers-rebrand-jon-prossers-youtube-channel-as-nasa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here