A maioria dos profissionais atua em diversos setores do HRL

 

ÉRIKA BRAGANÇA, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

A procura pelo trabalho de voluntário para atuar nas unidades de saúde da Região de Saúde Leste aumentou em 100% quando comparados os anos de 2019 e 2020. No ano passado, 20 profissionais voluntários atuaram na região. Neste ano são 40 profissionais em atuação, sendo a maioria no Hospital da Região Leste (Paranoá). No HRL são 30 voluntários que colaboram em diversos setores.

 

Os voluntários recebem certificado no final da experiência – Foto: Divulgação/Agência Saúde DF

Mesmo com a pandemia, a Coordenação de Voluntariado da Região Leste tem recebido os profissionais. Com a indicação dos voluntários já atuantes, outros colegas começaram a procurar a unidade. De acordo com Gilson Cosme, coordenador do setor, muitos profissionais indicam a iniciativa para os amigos e isso tem aumentado a procura.

 

Para incentivar o ingresso de novos voluntários, a equipe desenvolveu um QR Code em cartazes nos principais pontos do hospital para inscrição e informações sobre a documentação necessária para se tornar um voluntário.

 

“É uma experiência nova em pleno cenário de pandemia. Mesmo assim, com toda essa situação de isolamento e de manter a distância de unidades hospitalares, você vê as pessoas se candidatando para ajudar e ao mesmo tempo adquirir experiência. Esperamos receber mais colegas com o QR Code”, garante o coordenador.

 

Experiência

 

imagem06-08-2020-14-08-46
imagem06-08-2020-14-08-46

O coordenador Gilson Cosme – Foto: Divulgação/Agência Saúde DF

A busca pela experiência tem sido um dos principais atrativos para os voluntários profissionais. Segundo Gilson Cosme, a maioria está recém-formada, mas não tem experiência em currículo.

 

“Todos voluntários buscam a experiência pós-formação, fora do obrigatório que é a que o mercado mais considera. É uma troca importante, em que o hospital entra com toda uma estrutura e profissionais atuantes e experientes”, destaca.

 

A biomédica Daniele Gomes é voluntária no Laboratório do HRL e realiza 30h semanais. “A minha experiência no laboratório está sendo de grande valia. Poder participar do voluntariado aqui no hospital. Eu sou formada em biomedicina, realizei pós em toxicologia geral, fiz análises clínicas na UnB e oncologia e hematologia como pós. Estou muito agradecida por estar aqui, podendo contribuir com a sociedade com meu conhecimento”, afirmou Daniele.

 

Atividades que somam

 

A superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua, fala sobre a importância da área e a contribuição que cada voluntário oferece às atividades das unidades da região. Para ela, a soma das ações dos profissionais efetivos das unidades em conjunto com os profissionais voluntários traz ganhos para os usuários do SUS-DF e para os voluntários com a experiência adquirida e a certificação.

 

imagem06-08-2020-14-08-49
imagem06-08-2020-14-08-49

Foto: Divulgação/Agência Saúde DF

“O voluntário atua juntamente com diversos agentes, o que enriquece o trabalho por interagirem entre si para oferecer ao paciente o melhor tratamento possível. São diversas categorias profissionais atuando, cada uma com sua especialidade, e um objetivo no contexto geral”, afirma.

 

Aline Vieira, chefe do Laboratório de patologia clínica da Região Leste, é supervisora de voluntários e sente prazer em ajudar os recém-formados. “O programa é de extrema importância. Saímos da graduação muitas vezes sem experiência e inseguros, e é nesse sentindo que o voluntariado ajuda. O programa oferece condições de aprendizado que podem ser incluídas no currículo profissional”.

 

O serviço voluntário na Saúde foi regulamentado por meio de portaria em novembro de 2016. O termo de adesão, fechado caso a caso, tem duração de um ano, prorrogável. A abertura de vagas também vale para áreas não necessariamente ligadas à saúde pública, como engenharia e comunicação. Além da modalidade profissional, existe a social na qual o voluntário pode contribuir. O trabalho voluntário no serviço público é regulamentado pela Lei Distrital N° 3.506/2004.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

Fonte: www.saude.df.gov.br/regiao-de-saude-leste-tem-aumento-de-100-no-trabalho-voluntario

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here