Em três meses, o total de 417.108 mensagens relacionadas à covid-19 foram trocadas pelo WhatsApp com a população do DF e entorno por intermédio de duas assistentes virtuais que utilizam inteligência artificial e receberam os nomes de Ana e Gabriela. A iniciativa foi lançada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), por intermédio do projeto do governo local DF Contra Coronavírus.

De acordo com o balanço, os robôs atingiram aproximadamente 27 mil usuários, sendo 13.700 monitorados diariamente pelos número (61) 99819-6599 e (61) 98264-3546. O programa também realiza busca ativa nas redes sociais. Cerca de 1,3 milhões de usuários de internet já foram impactados.

“Essa ferramenta foi mais uma ação que implementamos para fortalecer o combate da covid-19. Ela permite nos aproximar da população, que têm muitas dúvidas. Estamos fornecendo orientações e informações confiáveis para que o cidadão saiba como se proteger e se cuidar diante dessa pandemia”, ressaltou o diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa.

A assistente Ana fornece informações gerais sobre a covid-19, entre elas, como a infecção pelo vírus ocorre, como se prevenir e quais os principais sintomas. Até o momento, o item pelo qual os internautas mais tiveram interesse foi “Acho que estou com o Coronavírus e quero realizar uma auto-avaliação sobre meu estado de saúde”.

Nesse tópico, a bot coleta dados como nome do usuário e idade, questiona se a pessoa teve contato com contaminados, pergunta quais sintomas o internauta apresenta, entre outras informações para uma avaliação completa.

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Após o relato para a Ana, se o caso for considerado de atenção, de acordo com os critérios médicos definidos pelo IGESDF, o atendimento é direcionado para um de nossos analistas. O usuário poderá relatar melhor a sua situação e, se for o caso, será direcionado para uma UBS da sua região ou para o SAMU.

Para pacientes já diagnosticados com covid-19 nas unidades públicas do DF, a bot Gabriela faz o acompanhamento.

Também pelo WhatsApp, a assistente virtual Gabriela entra em contato pelo número informado pelos pacientes no prontuário e acompanha, por 14 dias, a evolução do quadro de saúde daqueles que tiveram o diagnóstico de coronavírus confirmado e que foram liberados para isolamento domiciliar.

Gabriela faz perguntas diariamente a essas pessoas para saber a evolução dos sintomas, permitindo que o IGESDF e o sistema de saúde do DF possam contribuir e auxiliar o paciente que passa por tratamento em casa.

SAIBA – O fluxo de atendimento pela ferramenta foi aprovado e orientado por um time de médicos e acadêmicos de medicina, com validação do IGESDF. O foco deste serviço é para que as pessoas que consideram que estão com coronavírus ou que possam ter tido contato com alguém já diagnosticado tenham a opção de fazer uma autoavaliação sem saírem de casa, evitando, assim, a disseminação da doença. Além disso, a ferramenta contribui para evitar a superlotação das unidades de saúde.

* Com informações do IGESDF

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/08/07/robos-ja-trocaram-mais-de-417-mil-mensagens-sobre-covid-com-a-populacao

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