Eles foram lançados no início da pandemia no DF e interagem por intermédio do WhatsApp para orientar as pessoas

 

IGES-DF

 

Em três meses, o total de 417.108 mensagens relacionadas à Covid-19 foram trocadas pelo WhatsApp com a população do DF e entorno por intermédio de duas assistentes virtuais que utilizam inteligência artificial e receberam os nomes de Ana e Gabriela. A iniciativa foi lançada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), por intermédio do projeto do governo local DF Contra Coronavírus.

 

De acordo com o balanço, os robôs atingiram aproximadamente 27 mil usuários, sendo 13.700 monitorados diariamente pelos número (61) 99819-6599 e (61) 98264-3546. O programa também realiza busca ativa nas redes sociais. Cerca de 1,3 milhões de usuários de internet já foram impactados.

 

“Essa ferramenta foi mais uma ação que implementamos para fortalecer o combate da Covid-19. Ela permite nos aproximar da população, que tem muitas dúvidas. Estamos fornecendo orientações e informações confiáveis para que o cidadão saiba como se proteger e se cuidar diante dessa pandemia”, ressaltou o diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Costa.

 

A assistente Ana fornece informações gerais sobre a Covid-19, entre elas, como a infecção pelo vírus ocorre, como se prevenir e quais os principais sintomas. Até o momento, o item pelo qual os internautas mais tiveram interesse foi “Acho que estou com o Coronavírus e quero realizar uma autoavaliação sobre meu estado de saúde”.

 

Nesse tópico, a bot coleta dados como nome do usuário e idade, questiona se a pessoa teve contato com contaminados, pergunta quais sintomas o internauta apresenta, entre outras informações para uma avaliação completa.

 

Após o relato para a Ana, se o caso for considerado de atenção, de acordo com os critérios médicos definidos pelo Iges-DF, o atendimento é direcionado para um de nossos analistas. O usuário poderá relatar melhor a sua situação e, se for o caso, será direcionado para uma UBS da sua região ou para o Samu.

Para pacientes já diagnosticados com Covid-19 nas unidades públicas do DF, a bot Gabriela faz o acompanhamento.

 

Também pelo WhatsApp, a assistente virtual Gabriela entra em contato pelo número informado pelos pacientes no prontuário e acompanha, por 14 dias, a evolução do quadro de saúde daqueles que tiveram o diagnóstico de coronavírus confirmado e que foram liberados para isolamento domiciliar.

 

Gabriela faz perguntas diariamente a essas pessoas para saber a evolução dos sintomas, permitindo que o Iges-DF e o sistema de saúde do DF possam contribuir e auxiliar o paciente que passa por tratamento em casa.

 

Saiba

 

O fluxo de atendimento pela ferramenta foi aprovado e orientado por um time de médicos e acadêmicos de medicina, com validação do Iges-DF. O foco deste serviço é para que as pessoas que consideram que estão com coronavírus ou que possam ter tido contato com alguém já diagnosticado tenham a opção de fazer uma autoavaliação sem saírem de casa, evitando, assim, a disseminação da doença. Além disso, a ferramenta contribui para evitar a superlotação das unidades de saúde.

 

Mais informações sobre o projeto site: www.coronavirus.bsb.br Facebook: https://www.facebook.com/dfcontracoronavirus/

Fonte: www.saude.df.gov.br/robos-ja-trocaram-mais-de-417-mil-mensagens-sobre-covid-com-a-populacao

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