Muitos usuários de Bitcoin e criptomoedas tiveram que declarar seus rendimentos a Receita Federal,.

Contudo, muitos deles, devido a diversos fatores, tem direito a Restituição de Imposto de Renda referente a gastos com saúde, educação, previdência, dependentes e pensão alimentícia.

Portanto, depois de prestar contas à Receita Federal é chegada a hora de ficar atento ao acompanhamento da situação da restituição do Imposto de Renda.

O órgão federal possui um portal virtual para consulta da restituição, onde é possível acompanhar o processo.

Eduardo Canova, CEO da Leoa, plataforma gratuita que auxilia na declaração do IR, explica o passo a passo para que o contribuinte entenda os status da declaração e saiba onde acompanhar a restituição do Imposto de Renda.

Passo a passo

Assim, segundo ele, para acompanhar a situação da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deverá primeiramente acessar o portal da Receita Federal e preencher seus dados pessoais para entrar no site.

Após isso, dentro do portal de consulta, o usuário irá se deparar, logo na primeira página, com o status da sua declaração, indicando em que fase está o processo da restituição do Imposto de Renda e se existe alguma pendência na declaração entregue ao Leão.

“Quem deseja agilizar a restituição e garantir que a declaração está nos conformes, deve ficar atento e procurar saber qual o significado dos oito status do processo de declaração do Imposto de Renda.” declara o CEO.

Assim, segundo ele a Receita Federal organizou as entregas por meio de um sistema de classificação que utiliza expressões.

“Algumas delas podem confundir os contribuintes e é importante entender o que cada uma significa”, explica Eduardo Canova.

Entenda as expressões

– Em processamento

Este status significa que a Receita Federal já está com a declaração, ou seja, ela já a recebeu, mas ainda não deu prosseguimento e não analisou seus dados.

– Em fila de restituição

Aqui, a declaração já foi processada e está na fila para restituição, ou seja, o contribuinte irá, de acordo com o calendário de pagamento do governo, receber algum valor de volta. “Lembre-se que não é possível saber a data precisa que cada contribuinte receberá o valor”, lembra Canova.

– Processada

Estar neste status significa que a declaração já foi tanto admitida quanto processada pelo Leão. Contudo, é preciso ficar atento: isso não significa que a declaração de Imposto de Renda já foi homologada. O prazo legal para o governo homologá-la é de até cinco anos.

– Com pendências

Essa é uma das frases que mais assustam os contribuintes, já que, se há pendências, ele pode cair na malha fina. Este status requer muita atenção pois o Leão identificou algum erro na declaração, como, por exemplo, documentos faltando.

“O contribuinte que se encontra neste status deve correr para resolver tudo o quanto antes, já que estar barrado nele irá influenciar a data da restituição do Imposto de Renda, uma vez que este contribuinte pode ir para o fim da fila”, alerta Canova. 

– Em análise

Outro status que requer atenção, já que pode indicar duas situações diversas. A primeira situação – e a que o contribuinte deve torcer para que tenha acontecido – é que a Receita Federal já recebeu e processou a sua declaração, mas ainda não teve tempo para avaliar toda a documentação e demais detalhes da sua prestação de contas.

A outra situação, que pode ser um alerta para a temida malha fina, é que você pode ter que enviar para a Receita Federal novos documentos, por exemplo.

– Retificada

Significa que o contribuinte retificou sua declaração em algum momento do processo, sendo que os primeiros envios foram substituídos por uma nova declaração, agora retificada.

– Cancelada

Essa frase significa que o contribuinte ou o Governo cancelaram a declaração.

– Tratamento manual

Em alguns casos, pode ser que a declaração de Imposto de Renda não seja processada e nem analisada automaticamente, de modo que o tratamento que será dado a ela será manual.

O contribuinte que se deparar com essa frase, receberá alguma correspondência no endereço indicado no momento da declaração.

“Fique de olho na caixa de correspondências”, finaliza Canova.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/how-to-track-your-income-tax-refund

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here