imagem11-08-2020-18-08-02
imagem11-08-2020-18-08-02
| Foto: Lúcio Bernardo Jr.

As ações compartilhadas entre os órgãos do GDF visando  uma cidade melhor para a comunidade continuam.  O Cidade Sempre Viva, encabeçado pela Novacap, desembarcou na manhã de hoje (11), na praça da Quadra 378 da região administrativa do Itapoã, onde foram feitas limpeza e retirada de entulho, além de complemento de calçadas, meios-fios e trecho de asfalto destruído do setor Del Lago.

O Cidade Sempre Viva vai revitalizar toda a área da quadra 378, do asfalto e calçadas públicas, aos postes com problemas elétricos, que vão ganhar lâmpadas de LED, e  ao alambrado da quadra. A novidade é a instalação de um Ponto de Encontro Comunitário, o famoso PEC, que deve ficar pronto até o final dessa semana. “Moro aqui perto, comecei hoje a fazer caminhada nessa parte da cidade.

É uma boa notícia, com a revitalização de toda essa área vai atrair mais pessoas, a comunidade local é carente de lugares assim para lazer. Eu mesmo, vou vir sempre”, conta o estudante de psicologia, Pedro Rian, 19 anos. “Quando você urbaniza os espaços públicos dá dignidade às pessoas, primeiro porque elas se sentem mais valorizadas e também passam a tratar o local melhor”, avalia o administrador Marcus Cotrim.

E as novidades não param por aí. Além da reforma de todo o parquinho infantil, da horta comunitária e da quadra de esporte – que já teve os alambrados quebrados retirados para serem soldados e pintados pela serralheria da Novacap – uma calçada de bloquete será construída no final do quarteirão.

Já o prédio deteriorado do Galpão Comunitário da região irá dar lugar, no futuro, a uma creche. “A cidade do Itapoã tem a maior demanda de creches do DF, é uma demanda importante que será atendida em breve pelo governo”, antecipa o administrador Cotrim. Todo o trabalho de revitalização no local conta com a colaboração de apenados da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP).

Arte a céu aberto

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC) do DF e os grafiteiros da cidade vai transformar um muro de cerca de um 1k de extensão numa belíssima intervenção urbana. O projeto foi costurado na manhã de hoje (11), com os atores envolvidos nessa verdadeira obra de arte a céu aberto.

Na prática, mais de 100 artistas vão passar tubos de spray de tinta um para o outro, num trabalho sequencial, agregando o espírito de coletividade. “Vai ser a maior grafitagem linear do mundo”, garante Cotrim. “Vamos contar até com a ajuda de uma arquiteta da Novacap, que tem experiência internacional sobre grafite”, adianta.

Leia também

imagem11-08-2020-18-08-05
imagem11-08-2020-18-08-05

Força-tarefa leva ação de desinfecção geral ao Itapoã

imagem11-08-2020-18-08-06
imagem11-08-2020-18-08-06

Programa Cidade Sempre Viva é lançado e começa pelo Itapoã

Não muito longe dali, na praça da Quadra 202, localizada próxima ao Fórum da cidade, caminhões e máquinas trabalharam hoje desde cedo retirando entulho e lixo. Ao lado dos novíssimos aparelhos do Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e do parque infantil, será construída uma nova área de lazer. Os moradores agradecem. “Demorou, a gente estava precisando de uma área assim para as crianças brincarem”, comenta a dona de casa, Deralneide da Silva, 39 anos.

Para Elzo Berthodo Gomes, Diretor de Administração da Novacap e coordenador do Cidade Sempre Viva, a ideia do programa é se manter integrado e continuado em todo o DF. “É um trabalho de zeladoria dos espaços públicos do DF, amplamente recuperados pelo GDF Presente, uma ação de grande sucesso dessa gestão”, comenta. “Com o Cidade Sempre Viva, vamos estar sempre girando e acontecendo em todas as RAs, nosso foco é o dia a dia das administrações”, detalha.

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/08/11/cidade-sempre-viva-no-itapoa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here