O agregador de exchanges descentralizadas 1inch.exchange lançou sua própria DEX. Como parte de seus esforços, eles prometeram consertar dois problemas principais com esse tipo de exchanges – antecipação e perda impermanente.

Anunciada na terça-feira, a Mooniswap Exchange é um mercado monetário automatizado, ou AMM, semelhante ao Uniswap ou Balancer.

Ela adota uma abordagem distintamente diferente do Bancor V2, que usa oráculos – guias de preço de várias exchanges – para se manter atualizado sobre os preços de mercado.

A perda impermanente acontece quando o preço de um ativo em um AMM cai em comparação com a taxa de mercado em vigor em outras exchanges. Este comportamento pretendido é a forma como os AMMs atualizam os preços; no entanto, sua liquidez comparativamente mais baixa significa que a queda raramente é igual à mudança real nos preços de mercado.

Uma queda ainda mais alta abre oportunidades para os operadores de arbitragem compensarem essa diferença conduzindo uma negociação reversa. Em essência, eles extraem um valor superior ao saldo 50-50 desejado, retornando apenas a taxa de câmbio de 0,3% para a carteira de liquidez. Se a queda chegar a 10%, um total de apenas 0,6% é devolvido ao pool como taxas, enquanto quem faz arbitragem embolsa os 9,4% restantes.

Sergej Kunz, o CEO da 1inch.exchange, explicou ao Cointelegraph que os traders de arbitragem são os que mais ganham em protocolos AMM:

“Os provedores de liquidez na Uniswap ganham 0,3% sobre as taxas de negociação, digamos $ 200.000 por um determinado período, enquanto quem faz a arbitragem ganha de US$ 400.000 a US$ 500.000.”

A equipe resolveu corrigir esse problema tentando devolver uma parte maior do lucro aos provedores de liquidez em vez de aos corretores de arbitragem. Kunz disse que a equipe explorou uma solução baseada em oracle semelhante ao Bancor, mas descobriu que ela é vulnerável ao front-running do oracle. “Percebemos que precisamos corrigir o problema de uma maneira diferente”, disse ele.

Inspirados por um post de Vitalik Buterin de dois anos atrás, eles adotaram o conceito de balanças virtuais. Quando ocorre uma negociação com alta queda, o equilíbrio interno da exchange não reflete imediatamente essa mudança. No início, qualquer nova negociação ainda é executada com o preço antigo.

Ao longo de um período de cinco minutos, o preço é atualizado gradualmente para seu valor real com base nos saldos do pool. Isso abre pequenas janelas de oportunidades de arbitragem, que devem ser aproveitadas o mais rápido possível.

A diferença é que agora a taxa de câmbio leva uma porcentagem muito maior do lucro do trader. Assim, os arbitradores devolvem ao pool uma proporção muito maior da derrapagem do preço.

Além disso, qualquer trader normal que esteja colocando ordens ao preço antigo estará efetivamente devolvendo uma parte da diferença para o pool, visto que está tecnicamente pagando a mais pela negociação.

Kunz disse que o benefício adicional deste sistema é a resistência ao front-running. Como o preço não é atualizado imediatamente, nenhum lucro pode ser obtido sendo mais rápido do que outra pessoa.

Simultaneamente ao lançamento, a equipe da 1inch.exchange recebeu uma rodada de financiamento de US $ 2,8 milhões liderada pela Binance Labs e acompanhada pela Galaxy Digital, Dragonfly Capital, FTX e outros.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/a-new-defi-exchange-says-it-has-solved-an-industry-wide-problem

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here