O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) planeja disponibilizar 4 mil vagas para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita até o final de 2020.

O aumento se deu pela aprovação, em 2ª e definitiva votação por unanimidade, na 3ª feira (11), do projeto que aprimora o processo de seleção do Programa CNH Social.

Agora, é necessária a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM) para que a medida vire lei.

Com a alteração, serão levados em consideração critérios mais humanizados e socialmente adequados para o desempate dos candidatos inscritos.

Novos critérios

Por exemplo, o banco de dados do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) foi adotado como meio de comprovação dos dados cadastrais.

Além disso, na categoria estudantil, substitui-se a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela média obtida no ensino médio, apurada pela Secretaria de Estado da Educação.

Outras mudanças elencadas para seleção são a renda familiar per capita, maior idade, número de componentes do grupo familiar, existência de benefício social, data e hora da inscrição.

CNH Social

A 1ª etapa do CNH Social, com 2.010 vagas nas categorias Rural, Urbana e Estudantil, foi lançada no final de 2019.

Os contemplados recebem isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica e agendamento de exame prático.

Também se abstém de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se trata de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional.

Por meio de parcerias, foram oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até 3 retestes.

LEIA MAIS 👉 Passo a passo para tirar CNH Social em Goiás e evitar golpes

Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook

Fonte: www.folhaz.com.br/noticias/cnh-social-vagas-2020

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here