Os riscos da dexametasona, remédio que pode salvar contra covid 19
Os riscos da dexametasona, remédio que pode salvar contra covid 19

Coronavírus: nova pesquisa usa tecnologia para buscar medicamentos que possam servir para tratar a infecção pelo vírus (Radoslav Zilinsky/Getty Images)

Pesquisadores identificaram centenas de medicamentos que têm potencial para tratar a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O estudo foi feito na Universidade da California, Riverside, e contou com o auxílio da tecnologia conhecida como aprendizagem de máquina, que consiste no uso de um algoritmo que imita o processo de aprendizagem humana, mas com a eficiência de uma máquina.

O estudo buscou dar novo propósito a drogas, como o Remdesivir, para combater a infecção pelo vírus. Os pesquisadores programaram o software com base em 65 proteínas humanas conhecidas por interagir com o novo coronavírus. Foram analisadas 10 milhões de moléculas já comercialmente aprovadas para uso que poderiam combater a infecção viral. A partir dessa amostra, os pesquisadores chegaram a um conjunto de possíveis tratamentos medicamentosos contra a covid-19.

Veja também

 

 

“Os 65 alvos proteicos são bastante diversos e estão implicados em muitas outras doenças também, incluindo câncer”, disse Joel Kowalewski, estudante que atuou no estudo conduzido por Anandasankar Ray, professor de biologia de sistemas, molecular e celular.“Além dos esforços de reaproveitamento de medicamentos em andamento contra esses alvos, também estávamos interessados em identificar novos produtos químicos que atualmente não estão bem estudados”.

A pesquisa apontou centenas de possibilidades e, agora, os pesquisadores buscam financiamento para continuar o estudo com o auxílio da tecnologia.

Fonte: exame.com/ciencia/pesquisa-indica-centenas-de-medicamentos-potenciais-contra-covid-19

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here