Novos dados da glassnode e Etherscan mostram que a hashrate da Ethereum subiu para uma alta de 20 meses e isso levou alguns comerciantes otimistas a sugerir que o preço do Ether continuará a subir para novos máximos em 2020.

O aumento explosivo na hashrate da Ethereum parece ser fortemente influenciado pelo rápido crescimento do setor de Finanças Descentralizadas (DeFi), no momento em que escrevo esse artigo, está em torno de 201.000.000 GH / s, um nível não visto desde 2018.

Ethereum network hashrate rises to 2018 levels
Ethereum network hashrate rises to 2018 levels

O hashrate da rede Ethereum sobe para os níveis de 2018. Fonte: Etherscan.io

Nas últimas semanas, a demanda por Ether aumentou visivelmente e, desde meados de junho, um número crescente de usuários começou a utilizar plataformas DeFi, fazendo com que a rede Ethereum ficasse entupida.

Consequentemente, as taxas de transação começaram a se aproximar de níveis recordes devido ao súbito aumento nas transações e aumento das atividades nas plataformas DeFi e Uniswap.

Uma hashrate mais alta é boa ou ruim para Ethereum?

O aumento da hashrate, o preço do Ether e o aumento das taxas sinalizam que a atividade do usuário na blockchain Ethereum está aumentando. Embora o ímpeto da Ethereum tenha sido alimentado principalmente pelo DeFi, os dados mostram que os fundamentos do Ether se fortaleceram.

A hashrate da rede blockchain Ethereum também tem aumentado devido ao aumento das receitas das mineradoras com taxas. Em períodos de congestionamento da rede, os usuários normalmente competem entre si atribuindo um custo de gás mais alto ou uma taxa de transação mais alta.

A competição no mercado às vezes leva a taxas mais altas, especialmente quando o interesse no universo DeFi está aumentando, fazendo com que as receitas das mineradoras aumentem. Um aumento nas receitas obrigaria mais mineradores a minerar Ethereum, levando a um aumento na hashrate.

Pesquisadores da Glassnode explicaram que a receita da mineradora com as taxas da Ethereum atingiu recentemente um recorde histórico de 18%. Eles disseram:

“A receita da mineradora com as taxas da Ethereum disparou nos últimos dois meses, atingindo um máximo histórico de cerca de 18% (média móvel de 30 dias). Por outro lado, isso trouxe o Fee Ratio Multiple (FRM) para níveis nunca vistos antes na Ethereum. Criado por Teo Leibowitz, o Fee Ratio Multiple (FRM) é definido como a razão entre a receita total do minerador e as taxas de transação. FRM indica o quão segura é uma cadeia quando as recompensas do bloco desaparecem.”

Miner revenue from fees and fee ratio multiple
Miner revenue from fees and fee ratio multiple

Miner revenue from fees and fee ratio multiple. Source: Glassnode

Taxas do Ether ultrapassam Bitcoin

Nas últimas semanas, a mania em torno da Uniswap e de novos protocolos DeFi, como o Yam Finance, fez com que as taxas da Ethereum ultrapassassem o Bitcoin. Cryptowat.ch, um provedor de dados de mercado de propriedade da exchange Kraken disse:

“As taxas de transação na rede Ethereum continuam a superar o Bitcoin. A diferença agora é de US$ 1 milhão por dia.”

On chain fees on Ethereum surpass Bitcoin
On chain fees on Ethereum surpass Bitcoin

As taxas da rede Ethereum ultrapassam o Bitcoin. Fonte: Cryptowat.ch

Alguns críticos podem argumentar com razão que taxas mais altas na rede Ethereum afetam negativamente os usuários e complicam sua experiência.

Uma interpretação alternativa sugere que as taxas crescentes indicam que a atividade do usuário na rede está subindo e a hashrate está aumentando como resultado. Estes são sinais saudáveis, pois durante os dias mais sombrios do mercado de baixa de 2018, muitos investidores criticaram a falta de usuários nos Dapps baseados em Ethereum.

Além disso, enquanto a Ethereum permanecer uma rede blockchain de prova de trabalho (PoW), a hashrate serve como uma métrica importante para a segurança da blockchain.

Leia mais:

Fonte: cointelegraph.com.br/news/ethereum-network-hashrate-hits-20-month-high-as-defi-tokens-rally

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here