O criador do Bitcoin SV, Calvin Ayre, anunciou que está financiando um documentário centrado na vida de Craig Wright, o australiano que afirma ter inventado o Bitcoin.

De acordo com um tweet de 12 de agosto de Ayre, o bilionário apoiante do BSV e membro do conselho da nChain já deu o aval para as filmagens e forneceu uma imagem estática “em produção”. Ayre disse que contratou uma equipe de documentários de Londres e eles vão “cavar em tudo” sobre a alegação de Wright de ser Satoshi Nakamoto.

A reação às notícias foi normalmente dividida entre apoiadores do BSV como Neil Gallacher, que disse: “quanto mais exposição sobre este tópico, melhor para todos”, e céticos como Crypto Geek, que o rotulou como uma “peça de propaganda”.

Ayre também revelou que contratou um repórter investigativo para escrever um livro sobre Wright, depois que a editora australiana cancelou Behind The Mask: Craig Wright and the Battle for Bitcoin em janeiro. 

Craig Wright documentary filming
Craig Wright documentary filming

Filmagem do documentário de Craig Wright. Fonte: Calvin Ayre 

O mistério do livro cancelado

A Affirm Press disse à mídia local na época que o livro foi descartado porque “a ameaça de litígio era muito alta”. Ayre se ofereceu para financiar e publicar o livro sozinho, mas não deu em nada. Questionado sobre o incidente esta semana, Ayre disse que agora estava trabalhando com um escritor “em nosso próprio livro”:

“Eles dizem que não foi cancelado, mas teriam que fazê-lo se fossem pagos para isso … Suspeito, mas temos um repórter investigativo respeitável que vai cavar a história e fazer um livro para nós.”

Os autores de Behind The Mask ainda não divulgaram uma declaração sobre o assunto, no entanto, se o livro tivesse fornecido evidências contestando as alegações de Wright sobre a invenção do Bitcoin, a editora teria sido sábia em ser cautelosa.

Wright é particularmente litigioso – mesmo quando ele não tem um caso particularmente forte – e entrou com ações judiciais contra o CEO da Blockstream, Adam Back, e o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, por difamação por duvidar de suas alegações, e posteriormente desistiu de ambos os casos. Um caso semelhante contra Roger Ver foi arquivado por um tribunal do Reino Unido em maio. Um caso contra o podcaster Peter McCormack está em andamento. McCormack foi recentemente condenado a pagar cerca de US$ 24.000 em despesas a Wright. A descoberta da matéria começa em 4 de setembro.

Irmã de Satoshi: o filme

Wright não é o único membro de sua família com ambições de participar de um filme relacionado à criptomoedas. Sua irmã, Lisa N Edwards (que dirige um grupo comercial chamado Satoshi’s Sister), está desenvolvendo um recurso chamado CoinRunners baseado em sua vida como trader de Bitcoin. Uma obra de ficção com cenas como um Porsche caindo de um penhasco, o filme foi colocado em espera até o “fim do coronavírus”, de acordo com uma atualização de 4 de maio de Edwards.

Em outra notícia do filme, o Cointelegraph informou em junho que Hollywood estaria produzindo um filme baseado no livro Bitcoin Billionaires com Cameron and Tyler Winkelvoss. Um lançamento recente chamado Money Plane, estrelado por Adam Copeland, apresentava um enredo sobre um assalto em um “cassino à prova de balas no céu” carregando US$ 1 bilhão em criptomoeda.

Leia mais:

Fonte: cointelegraph.com.br/news/coming-soon-craig-wright-the-movie-and-book

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here