imagem15-08-2020-07-08-32
imagem15-08-2020-07-08-32
Doação dos micro-ônibus vai beneficiar a população mais vulnerável do DF | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Quatro micro-ônibus adaptados para pessoas com deficiência foram doados, nesta sexta-feira (14), pelo Governo Federal à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Um dos veículos será entregue à Associação Pestalozzi de Brasília, localizada na Asa Sul. Os demais serão utilizados para o atendimento de crianças, idosos e deficientes das unidades de acolhimento socioassistencial da capital (veja mais no vídeo ao final desta reportagem).

“É uma forma de garantir o direito de locomoção dos cidadãos”Ana Paula Marra, secretária-executiva de Desenvolvimento Social

A secretária-executiva de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou a importância dos micro-ônibus para a assistência social do DF. “Os veículos trarão mobilidade à população mais vulnerável do DF, como idosos, pessoas com deficiência, mulheres e toda rede de pessoas que nós atendemos na secretaria”, ressalta. “É uma forma de garantir o direito de locomoção dos cidadãos.”

Secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Sérgio Queiroz informou que os micro-ônibus são totalmente equipados para atender pessoas com dificuldade de locomoção. “Há ar condicionado e uma cadeira especial para aqueles que têm dificuldade de mobilidade“, explica. “Essa é uma parceria muito importante entre o governo federal e local para as pessoas em situação de vulnerabilidade social”.

Carência

Concedidos pelo Governo Federal por meio do programa MOB-Suas, os micro-ônibus são de uso rural e urbano e custam R$ 279,2 mil cada. Os veículos, com capacidade para até 20 pessoas, são equipados com dispositivo de poltrona móvel para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O objetivo é proporcionar mais mobilidade aos usuários e às equipes multidisciplinares.

imagem15-08-2020-07-08-36
imagem15-08-2020-07-08-36
Veículos têm equipamento de embarque e desembarque próprio para pessoas com deficiência | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A Sedes já havia recebido um micro-ônibus do Governo Federal no início deste ano. O veículo foi entregue à entidade filantrópica Vila do Pequenino Jesus, conveniada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e localizada no Lago Sul. A primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, visitou a instituição em dezembro de 2019 e testemunhou in loco a necessidade de transporte para locomoção de pacientes.

Outras ações

O Estatuto da Pessoa com Deficiência foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha em julho deste ano. Uma das ações relacionadas ao tema teve início no mês passado, com oferecimento de transporte e acompanhamento de pessoas com deficiência para atendimento fora da Central de Interpretação em Libras (CIL), localizada na estação do metrô da 112 Sul. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, presencialmente ou por WhatsApp, no número (61) 9 9361-3668.

Leia também

imagem15-08-2020-07-08-40
imagem15-08-2020-07-08-40

Governo investe em mais acessibilidade para ajudar pessoas com deficiência

Foto: Agência Brasília/Arquivo
Foto: Agência Brasília/Arquivo

As ações da Sejus na defesa dos direitos humanos 

A ideia é criar uma central on-line no próximo ano, para que o surdo não precise se deslocar até a CIL. Qualquer órgão do GDF, como empresas prestadoras de serviço, entre outros, entraria em contato com a central para que o intérprete faça a mediação on-line. Dessa forma, segundo a secretária da Pessoa com Deficiência, Rosinha da Adefal,  será possível atender mais usuários.

“A nossa missão na secretaria é articular para que as políticas públicas alcancem todos os cidadãos e também as pessoas com deficiência”, reforça Rosinha da Adefal. “É importante que todos os órgãos incluam aqueles com dificuldade de locomoção.”

A CIL, operada pela secretaria da Pessoa com Deficiência, passa por reforma, com serviços de manutenção hidráulica e elétrica, pintura e adequação do espaço para dar mais conforto aos usuários. A obra tem previsão de entrega no próximo mês. Por enquanto, os atendimentos são realizados em uma das unidades do Espaço do Idoso (confira a relação de endereços).

Assista ao vídeo:

Galeria de Fotos

Mais mobilidade para pessoas com deficiência
Mais mobilidade para pessoas com deficiência

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/08/14/mais-mobilidade-para-pessoas-com-deficiencia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here