Em 18 de agosto, o Comitê de Inteligência do Senado dos Estados Unidos divulgou o quinto volume de sua investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016.

A nova versão diz que o ex-CEO da Overstock.com e famoso defensor das criptomoedas Patrick Byrne seria um bode expiatório dos planos de Maria Butina, que atualmente está cumprindo pena por espionagem em nome da Rússia.

O romance entre Butina e Byrne foi o motivo para sua saída da Overstock no ano passado. Sempre um personagem excêntrico, o relato de Byrne sobre o relacionamento dizia que ele estava trabalhando com a inteligência dos EUA.

Agora, de acordo com um e-mail de Paul Erickson citado no relatório, Byrne era um solteiro de longa data que ficou fascinado por Butina e realmente queria que ela tivesse um filho com ele:

“Desde que conheceu Maria, ele encontrou maneiras cada vez mais criativas de apresentar uma oferta permanente de US$ 1 milhão para ela ‘ter um filho com ele’. Ele estava totalmente apaixonado por sua carga genética e acredita que um bebê consolidaria não apenas sua linhagem familiar, mas também as relações entre nossas duas nações ”.

O novo relatório investiga detalhes já conhecidos sobre o encontro de Byrne e Butina em uma conferência libertária e esclarece que o Bitcoin foi o fator unificador:

“Butina não falou sobre seu interesse em Byrne para o Comitê no FreedomFest, mas disse que ‘alguém estava falando sobre Bitcoin’ e que havia algumas ideias novas que ela queria explorar, mas sem mencionar o nome de Byrne.”

No entanto, parece que Byrne não era o seu alvo principal. O relatório diz: “O Comitê avalia que tanto Erickson quanto Butina viam Byrne, pelo menos inicialmente, como um vetor para outro candidato presidencial republicano, o senador Rand Paul.”

O relatório também mantém as alegações de que a inteligência russa usou criptomoeda para financiar sites de phishing e VPNs como parte de sua interferência na eleição presidencial de 2016 nos EUA.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/senate-says-jailed-russian-spy-bonded-with-overstock-ceo-over-bitcoin-hoping-to-get-to-rand-paul

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here