O centro da Via Lctea um lugar, no mnimo, animado. Muita coisa acontece ao redor de Sagitrio A* (Sgr A*), o buraco negro com uma massa de quatro milhes de vezes a do Sol. O vento nuclear da regio, por exemplo, esculpiu duas esferas gmeas de poeira, gs e raios csmicos que emergem do buraco negro, acima e abaixo do plano galctico, estendendo-se por um total de 50 mil anos-luz: as bolhas de Fermi.

Mas uma equipe internacional de pesquisadores descobriu algo novo dentro dessas bolhas, um gs frio e denso, que lanado a partir do centro da Via Lctea “como uma bala”. Exatamente como o gs ejetado ainda permanece um mistrio, mas os cientistas acreditam que essa perda pode ter implicaes importantes para o futuro de nossa galxia.

“Quando voc expulsa muita massa, est perdendo parte do material que poderia ser usado para formar estrelas e, se perder o suficiente, a galxia no poder mais formar estrelas”, afirma a astrofsica Naomi McClure-Griffiths, da Universidade Nacional Australiana (ANU), uma das autoras do estudo publicado na Nature.

Para encontrar as nuvens de gs molecular denso e frio, os pesquisadores estudaram nuvens de hidrognio atmico previamente identificadas nas bolhas de Fermi, usando o radiotelescpio Atacama Pathfinder Experiment para procurar sua assinatura espectral. Assim, foram encontradas duas nuvens contendo pelo menos 380 e 375 massas solares de gs molecular e movendo-se a 240 quilmetros por segundo e 300 quilmetros por segundo, respectivamente.

A equipe de pesquisa analisou as duas nuvens, agora conhecidas como MW-C1 e MW-C2, e descobriram que elas eram muito mais frias do que os gases descritos anteriormente no vento da Via Lctea. “Em termos de temperatura, a diferena entre o gs quente e o gs frio da ordem de mil”, afirma McClure-Griffiths.

O gs frio mede em torno de -212C e “muito denso”, o que o torna muito mais difcil de se mover em comparao com o gs quente difuso. “Uma maneira de pensar nisso que voc consegue soprar a fumaa para longe do seu rosto, mas no pode soprar uma pedra”, explica a astrofsica.

O estudo tambm levanta novas questes sobre o que est acontecendo em nosso centro galctico agora. “O vento no centro da Via Lctea tem sido tema de muito debate desde a descoberta, h uma dcada, das bolhas de Fermi”, lembra McClure-Griffiths. “Observamos que no h apenas gs quente vindo do centro de nossa galxia, mas tambm gs frio e muito denso, que por ser mais pesado, se move com menos facilidade”.

Tambm no est claro se esse gs expelido por Sgr A* ou se soprado por milhares de estrelas massivas que ficam no centro da galxia. “No sabemos como o buraco negro ou a formao de estrelas podem produzir esse fenmeno, e fica mais complicado medida que aprendemos mais sobre isso”, afirma Enrico Di Teodoro, da Johns Hopkins University, principal autor do artigo.

“Esta a primeira vez que algo assim foi observado em nossa galxia. Vemos esse tipo de processo acontecendo em outras galxias. Mas, com galxias externas, voc obtm buracos negros muito mais massivos, a atividade de formao de estrelas maior, o que torna mais fcil para a galxia expelir material. E essas outras galxias esto obviamente muito longe, no podemos v-las em muitos detalhes”, completa.

Via: Science Alert/CNet