Chainalysis afirma que a nova emissão de Tether (USDT) pode amortecer a corrida de alta do Bitcoin (BTC). Em um boletim informativo semanal Market Intel, o economista-chefe da empresa Philip Gradwell disse:

O Tether recém-emitido que chega às exchange pode ser usado para comprar Bitcoin tanto quanto o Tether existente. Mas fazer essa distinção mostra que, no mercado atual, as moedas fiduciárias estariam impulsionando a compra de Bitcoins em uma extensão ainda maior se não houvesse novas emissões de Tether chegando às bolsas, mostrado pela diferença entre as linhas amarela e rosa.

imagem20-08-2020-21-08-50
imagem20-08-2020-21-08-50

Fonte: Chainalysis Market Intel newsletter.

Gradwell defendeu que a mudança de preço é principalmente afetada pela entrada de moedas fiduciárias no mercado: “No momento, os dados sugerem que o atual aumento de preço é impulsionado pela demanda por moedas fiat.” Assim, ele conclui que, se Tether não tivesse criado novas moedas, mais dinheiro teria entrado no mercado. Embora isso possa ser verdade, também é possível que pelo menos alguns dos compradores que compram Bitcoin com Tether usassem outros stablecoins ou simplesmente se afastassem completamente.

De acordo com os dados da empresa, Tether suficiente foi enviado às exchanges no ano passado para comprar quase metade de todo o BTC enviado às bolsas no mesmo período:

No último ano, o valor do Tether enviado às bolsas foi igual a 48% do valor do Bitcoin enviado às exchanges. Portanto, havia Tether suficiente para comprar quase metade do Bitcoin à venda.

Gradwell concluiu que a outra metade deve ter sido adquirida por fiat, argumentando que o papel dos outros pares de negociação de Bitcoin era insignificante. As alegações já haviam sido feitas contra o Bitfinex e o Tether, acusando-os de manipulação de preços do Bitcoin.

LEIA MAIS

 

Fonte: cointelegraph.com.br/news/chainalysis-new-issuance-of-tether-slows-down-bitcoin-price-growth

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here