imagem20-08-2020-15-08-48
imagem20-08-2020-15-08-48

A atividade reforça a importância do aleitamento materno

 

ÉRIKA BRAGANÇA, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

As mamães internadas na maternidade do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) receberam um “mimo” especial alusivo ao aleitamento materno. Ao todo, foram 34 kits, contendo itens essenciais para o cuidado com o bebê. A ação veio marcar mais um momento especial do Agosto Dourado que reforça a importância do aleitamento materno.

 

Mesmo mantendo as normas de distanciamento social, as mães e os pais participaram escrevendo cartãozinho para o mural sobre a maternidade e os benefícios que a amamentação traz tanto para a criança quanto para a mãe. Roberto Vila, enfermeiro e um dos coordenadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) na unidade, ajudou a organizar a ação e destacou a visibilidade que o aleitamento materno tem com o Agosto Dourado.

 

imagem20-08-2020-15-08-54
imagem20-08-2020-15-08-54

Foto: Divulgação

“Ficamos muito felizes em ajudar com o evento que partiu de uma moradora local ao ver as atividades que já estavam acontecendo. Ela entrou em contato conosco querendo ajudar de alguma forma e sugeriu os kits. Na entrega, os pais receberam o presente com uma palavra de alegria para esse momento ímpar que é trazer a vida ao mundo. Vemos que o nosso papel tem sido cumprido nessa missão de ajudar os pais entenderem a importância do aleitamento materno e outras questões que a IHAC tem como objetivo”, explica.

 

Presença do pai

 

O coordenador celebra as conquistas e cita como exemplo a presença mais marcante do pai nos momentos da gestação como o pré-natal. “A presença do pai tem sido mais ativa do que em anos anteriores. Há 15 anos, víamos um distanciamento que hoje não existe com a frequência de antes. Vejo pais interessados e conhecedor do processo e até dos seus direitos.

 

Fazemos pesquisas e vemos que estão entendendo as informações que passamos, principalmente, sobre o papel deles na contribuição para que o aleitamento materno perdure”, afirma.

Marli Spinosa, moradora de Sobradinho e responsável pelos kits, demonstra a satisfação em contribuir de alguma forma para reforçar a mensagem sobre o aleitamento materno. Os 34 sapatinhos de tricô que tinha na mão virou kit de “Boas Vindas” aos pequeninos que, segundo ela, chegam em um momento tão delicado da história do planeta.

 

imagem20-08-2020-15-08-56
imagem20-08-2020-15-08-56

Foto: Divulgação

“Iria arcar com pequeno kit, mas minha irmã deu a ideia de convencer mais pessoas para aumentarmos o número de itens. Conseguimos as doações em dinheiro e ainda a confecção de protetores de seios e máscaras para as mães. Agora nosso pensamento é anualmente fazermos essa ação. Mas, as pessoas que ajudaram querem promover mensalmente. Espero que dê certo”, afirmou Marli.

 

Hospital Amigo da Criança

 

O Hospital Regional de Sobradinho é uma unidade “Amigo da Criança” e a diretora, Juliana Queiroz, reforça o compromisso com essa iniciativa mundial de incentivo ao aleitamento materno no âmbito hospitalar.

 

“A história do aleitamento materno é forte no Brasil. Conseguimos instituir políticas que recomendam o aleitamento exclusivo até os seis meses de idade e de forma complementar até os dois anos de idade. Isso foi posto em prática e ajudou a reduzir drasticamente a mortalidade infantil. Esse ato beneficia o bebê em saúde, melhora o vínculo com a mãe. Além do aleitamento materno, incentivamos a doação de leite que é tão importante para os nossos bebês prematuros” reforçou Juliana.

 

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma estratégia lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF em 1991 com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

Fonte: www.saude.df.gov.br/maes-recebem-kit-alusivo-ao-agosto-dourado-no-hospital-de-sobradinho

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here