Foi nos primeiros dias da quarentena quando sofreu um acidente e ficou, parcialmente, imobilizado, que o mágico, caricaturista, ator, palhaço de hospital, Alex Sandro Gomes Moreira se descobriu escritor. Por conta do distanciamento social em razão da pandemia e dos ferimentos, sentiu que precisa produzir algo. Dessa forma começava a se materializar, através da escrita dos originais, o livro “A Filosofia do Engano”.

O livro desmascara várias técnicas utilizadas por diferentes profissionais para convencimento e aplicação de golpes. “Religiosos e políticos, entre outros, fazem uso dessas trapaças”, dispara o autor. Segundo ele, há uma projeção evidenciando que até 2030 a maioria das páginas da Internet será de pseudociência, anticiência e fake News. “Hoje já encontramos as redes sociais cheias de conversas quânticas sem lastro, sem apresentar a razão de ser ou provas.”

Estudioso do comportamento humano, de forma ortodoxa, Alex trava uma perseguição inesgotável com o assunto. Ele acredita que todos, em algum momento da vida, serão enganados por um charlatão. Quando questionado se seu livro mudaria alguma coisa em quem o lê-se, Alex respondeu: “Aquele que o ler será no mínimo um melhor observador do mundo que o cerca”.

O autor considera que em um primeiro momento os leitores encararão o livro como entretenimento, mas, quando começarem a identificar determinados comportamentos, as informações contidas serão fontes de debates e revisitação pessoal e íntima.

Ao ser questionado de onde vinha seus conhecimentos sobre as técnicas de charlatanismo descritas em A Filosofia do Engano, destacou: “Nós mágicos sabemos como conduzir a atenção das pessoas para aquilo que queremos. No século XVII mágicos e charlatães comprovam seus ‘milagres nos mesmos fornecedores’”.

Alex já começa a pesquisar mais sobre o assunto para a publicação do segundo volume de seu livro.

Sobre o autor

Alex Gomes, 44 anos, é caricaturista, mágico e palestrante motivacional / comportamental. Foi vencedor do Prêmios “Mapa Cultural Paulista” em 2017, “Melhores do ano” (TV Fato). Expos sua arte no Festival de Arte da Macedônia e Romênia em 2018 e 2019. Realizou treinamento de mágica para o comediante Tirullipa no filme “Os Parças”, onde também teve seu personagem. Atuou em comerciais para televisão e mídia digital. Participou de vários programas de TV e Rádio, além de ser motivo de reportagem em diferentes jornais e revistas, além de sites de conteúdo na Internet.

É graduando em Psicologia Anomalistica  : Arte mágica, Ilusão e processos psicossociais de percepção da crença na Universidade de São Paulo (USP); cursou Matemática e Mágica no Instituto de Matemática e Estatística da USP, além de ser técnico em eventos Escola Técnica Estadual (ETEC). Alex também é ilustrador, chargista, palhaço de hospital e ator. Natural de Suzano, região metropolitana de São Paulo, Brasil.

Ficha técnica:

Livro: A Filosofia do Engano

Auto: Alex Sandro Gomes Moreira

Publicação: Lopes & Acioli Editora

ISBN: 978-65-86296-01-3

Nº de páginas: 116

Formato: 14cm X 21cm

Informações: www.lopeseaciolieditora.com.br

                          www.facebook.com/Alex Marketing Art

 

Fonte: exibirgospel.com.br/2020/08/21/a-filosofia-do-engano/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-filosofia-do-engano

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here