O Banco Central (BC) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acertaram a possibilidade de pagar a conta de luz com o Pix, o pagamento instantâneo brasileiro.

Assim, com o Pix, o pagamento da fatura ocorre em questão de segundos, a qualquer hora, em qualquer dia da semana.

Seugndo o Banco Central, ele amplia para os consumidores as opções de pagamento, que pode ser feito de forma eletrônica, fácil, sem custo adicional.

Ao garantir o pagamento imediato, o Pix tem potencial de agilizar o religamento da energia, no caso de residências e estabelecimentos comerciais que estiverem condicionados à verificação do efetivo pagamento.

Atualmente, esse processo pode levar dias devido às características do meio de pagamento usualmente utilizado para liquidação das faturas.

PIX

O acordo de cooperação técnica firmado entre BC e ANEEL facilita também as atividades das distribuidoras de energia.

O Pix é mais rápido e barato para essas empresas receberem pela prestação do serviço.

A ANEEL fará a interlocução com as distribuidoras e com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o Pix alcance todas as prestadoras de serviço e esteja adequado para fins de emissão da nota fiscal de energia elétrica.

A utilização do Pix no âmbito das distribuidoras de energia elétrica será feita gradualmente e pode durar até dois anos, que é o tempo de vigência do acordo de cooperação.

Com a inclusão das contas de luz, aumenta a lista de serviços públicos abrangidos pelo pagamento instantâneo.

Antes do acordo com a ANEEL, o BC havia firmado parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para o recolhimento de taxas federais.

Criptomoedas

Durante o anuncio da parceria entre o BC e a ANEEL o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, voltou a falar das criptomoedas e destacou que seu surgimento atendeu ha uma demanda da população.

“Há um tempo atrás conversando com pessoas do setor, tentando entender o surgimento das criptomoedas  e várias pesquisas foram feitas neste sentido… Porque as criptomoedas apareceram? Elas apareceram porque as pessoas tinham demanda para ter um meio de pagamento barato, rapido e seguro, transparente e aberto”, disse.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/agreement-allows-electricity-bills-to-be-paid-with-pix

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here