Uma nova proposta de melhoria Ethereum (EIP) foi recebida com fortes críticas dos mineradores, sugerindo que aqueles por trás da proposta estão menos interessados ​​na segurança da rede e mais focados nos interesses dos investidores.

EIP-2878 propõe que as recompensas do bloco sejam reduzidas em 75%, de 2 ETH por bloco para 0,5 ETH. A razão por trás desta EIP é trazer a taxa de inflação da Ethereum mais próxima do Bitcoin (BTC) e preservar o poder de compra do ETH.

Proposto em 11 de agosto pelo Diretor Administrativo da ConsenSys, John Lilic, e pelo Chefe Global de Sucesso do Cliente da Ledger, Jerome de Tychey, foi compartilhado junto com uma explicação detalhada no fórum Ethereum Magicians, onde desenvolvedores e mineradores podem discutir sua validade.

Os mineradores, especificamente aqueles que usam GPUs, foram rápidos em criticar a EIP, pois a queda na recompensa do bloco foi mais do que o dobro da porcentagem da redução anterior da rede e disseram que um ataque de 51% seria um resultado possível.

O gerente de produto da PegaSys, Time Beiko, acredita que “esta é uma mudança muito dramática, visto que fomos de 5 para 3 (-40%), depois de 3 para 2 (-33%), agora você está indo de 2 para 0,5 ( -75%). ”

“A maior consideração, em minha opinião, deve ser a segurança da rede (ou seja, como podemos garantir que a probabilidade de um ataque de 51%  permaneça baixa, como mantemos um conjunto diversificado de mineradores na rede, etc.).”

Outro usuário respondeu à proposta, dizendo: “ASICs são altamente lucrativos em comparação com os GPUs. Qualquer redução nas recompensas de bloco, sem uma mudança de algoritmo, removerá o resto das GPUs da rede, resultando em ASICs controlando totalmente a rede.”

O CEO e cofundador do Bit Capital Group, Jimmy Thommes, explicou que o Ethereum não deveria tentar imitar a taxa de inflação do Bitcoin, pois era uma rede mais antiga que estava tentando alcançar coisas diferentes. Sem mencionar que a proposta fez os mineradores sentirem que estavam sendo usados:

“É uma sensação muito ruim ser tratado como um mal necessário e ser pago pelo mínimo possível para nos incentivar a manter nossas luzes acesas apenas o tempo suficiente para fazer a transição para a 2.0 funcionar.”

A maioria não se opôs, em princípio, a uma queda de recompensa em bloco, já que o Ethereum não tem um mecanismo embutido de redução pela metade (halving) como o Bitcoin e, portanto, depende de EIPs para controlar a inflação com reduções de recompensa propostas. Mas a maioria sugeriu que uma queda para 1,5 ou 1 ETH era mais razoável. Um usuário do Reddit disse que, embora os mineradores estivessem ganhando muito em 2017, isso não deve influenciar os ganhos atuais:

“Eles deixaram os mineradores ganharem muito dinheiro em 2017 e 2018? Pode apostar. Matá-los de fome agora faz isso ok? Eu realmente acho que não.”

Outro usuário acrescentou que a proposta foi inoportuna, já que a transição do Tether para OMG “reduzirá drasticamente as taxas pagas aos mineradores”.

A proposta ainda é relativamente nova e tem pouco apoio da comunidade, de acordo com o desenvolvedor do Ethereum Hudson Jameson, que sugeriu que a proposta deveria ser considerada à luz da EIP-1559.

Leia mais:

Fonte: cointelegraph.com.br/news/shock-ethereum-miners-against-proposal-to-reduce-block-rewards-by-75

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here