O Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, sugeriu que o país pode estar desenvolvendo uma Moeda Digital.

Assim, segundo uma declaração de Campos Neto durante durante abertura da 10ª Reunião Plenária do Fórum Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil pode resultar na emissão de uma moeda digital.

Segundo Campos Neto o Pix é um projeto muito importante e revolucionário para o Sistema Financeiro Nacional.

“No setor financeiro a gente vê estas transações digitais crescendo”, disse.

Moeda tem que ser aperfeiçoada

Desta forma, segundo Campos Neto, com a digitalização da economia a moeda precisa ser aperfeiçoada justamente para atender esta nova demanda da população.

“No nosso caso é muito importante o PIX porque vemos daqui para frente a união de uma forma de pagamento instantâneo, aberto e interoperável. com um sistema de dados aberto. Onde ele se encontram em algum momento lá na frente  junto com uma moeda que tem que ser aperfeiçoada”, disse.

Assim, segundo ele, o Banco Central tem um projeto de simplificação dos processos de câmbio também para atender a esta demanda.

“A gente tem um projeto de simplificação dos processos de fechamento de câmbio e que vão combinar com uma moeda conversível”

Portanto, segundo Campos Neto, todas estas mudanças demonstram um mundo muito mais digitalizado e, segundo ele, com uma Moeda Digital.

“Lá na frente a gente enxerga um mundo muito mais digitalizado com uma moeda digital”, revelou.

Moeda Digital no Brasil

Esta não é a primeira vez que Campos Neto sugere que o PIX e as demais ações do Banco Central podem culminar na criação de uma Moeda Digital para o Brasil.

Recentemente, durante uma videoconferência com o Valor Econômico, o executivo falou sobre a expectativa da criação de uma moeda digital impulsionada pelo PIX.

Assim, durante a live, o presidente do BC afirmou que uma moeda digital pode ser apresentada pelo Brasil.

No entanto, assim como agora, na live do Valor, Campos Neto não mencionou quando o projeto será apresentado.

Porém, Campos Neto diz que iniciativas na economia brasileira devem impulsionar o desenvolvimento da moeda digital.

“Tem o open banking, o PIX, e uma moeda mais globalizada, simplificada e conversível. Lá na frente, a ideia é que isso chegue em uma moeda digital, quando todos esses programas se encontrarem.”

CBDC

O Banco Central do Brasil estuda, desde 2017, as possibilidades de uma moeda digital, CBDC, para o Real.

“Assim como os demais bancos centrais, o Banco Central do Brasil estuda o amplo e multifacetado tema de moedas virtuais”, destacou o BC ao Cointelegraph.

Assim o debate dentro do BC começou com o ex-diretor do Banco Central, Isaac Sidney, atendendo a pedidos do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

“Há vários aspectos que precisamos avaliar, inclusive seus impactos sobre a condução da política monetária”, destacou na época.

O tema de emissão de um CBDC também foi abordado pelo Banco Central do Brasil em um trabalho intitulado “Currency in the Digital Era“.

“Instituições financeiras devem registrar as chaves públicas que representarão as identidades criptográficas de seus estoques de dinheiro digital em um sistema do Banco Central para gerenciamento de contas em moeda digital. 

Uma vez registrados e autorizados pelo Banco Central, os bancos poderão operar, receber e receber manter vinculado a essas contas os valores necessários para atender seus clientes.

Os valores armazenados nas contas de ações DFC do banco seguiram regras e controles semelhantes àqueles aplicados à custódia física de dinheiro pelos bancos”.

No final do ano passado  o BC também integrou o Fórum Oficial das Instituições Monetárias e Financeiras, OMFIF

Durante o encontro o Brasil e as demais nações presentes no Fórum reconheceram que é praticamente inevitável que uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC) seja emitida em breve.

Além disso o Brasil debate a criação de um CBDC em dois grupos multilaterais, no G20 e no BRICS.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/central-bank-president-suggests-that-brazil-may-be-creating-a-digital-currency

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here